Em um mundo que vê a sua população envelhecer e engordar como nunca na história da humanidade, alguns profissionais acabam se tornando fundamentais no dia a dia das pessoas, para que elas tenham uma melhor qualidade de vida. O profissional da Educação Física possui como principal função ajudar a população na busca por um bom condicionamento físico e também por um bom equilibro entre saúde e bem-estar.

dia-do-profissional-de-educacao-fisica

O profissional de Educação Física pode ser conhecido como diversos nomes diferentes, dentre eles: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainner, Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Motricista e Cinesiólogo.

Estas são as funções que o profissional de Educação Física acaba exercendo ao longo da sua vida profissional. Ao longo da vida eles costumam exercer uma importante função nas escolas, durante o ensino fundamental e médio, uma vez que a educação física é uma das matérias obrigatórias do currículo.

Além disso, estes profissionais também costumam atuar dentro das academias, sendo os responsáveis por criar toda a metodologia de exercícios físicos para que as pessoas alcancem determinados objetivos, seja a perda de peso, o ganho de massa muscular, condicionamento para determinadas atividades, etc.

No Brasil, o profissional de Educação Física precisa fazer um curso superior para que ele possa profissionalmente. Neste curso, os estudantes passam por diversas etapas do conhecimento, especialmente do corpo humano. Isso torna estes profissionais os únicos que são realmente adequados para criar metodologias e treinos para as pessoas de um modo geral.

Os profissionais formados em Educação Física também costumam ser encontrados atuando no segmento esportivo, seja ele amador ou profissional. As atividades esportivas são atividades físicas importantes, e isso faz com que eles se tornem referência no assunto também.

Origem do Dia do Profissional de Educação Física

dia-do-profissional-de-educacao-fisica-2

Este é um dia que costuma ser muito comemorado nos locais onde existem grandes quantidades de profissionais desta área, como as academias e também as escolas. O dia foi escolhido por ter sido a data na qual a Lei Federal nº 9696, do ano de 1998, regulamentou a profissão. Neste dia também começaram oficialmente a ser criados os conselhos regionais de educação física.