A hora de comer é o momento mais feliz para as crianças, mas desde cedo é necessário deixar claro algumas regras e horários.

É preciso respeitar a hora das refeições principalmente a hora do café da manhã, do almoço e do jantar.

Com a correria do dia-a-dia fica cada vez mais difícil o diálogo entre pais e filhos. Aproveite a hora das refeições para uma boa conversa!

Aprendendo a comer brincando

É muito mais fácil e prazeroso quando aprendemos brincando. A realização de novas práticas educativas estimula a criança para o aprendizado, além de despertar o seu interesse pelo conhecimento.

Demonstraremos algumas atividades que podem ser realizadas com as crianças no início da educação infantil.

O professor deve buscar cada vez mais novas metodologias, visando o aprendizado de forma dinâmica e bem humorada.

Dicas de comer aprender a comer, brincando

Aprender Comer Brincando

É necessário que o conteúdo programático seja claro, objetivo e não seja extenso. Utilizar a linguagem de forma simples e direta.

1ª etapa – Brincando com os alimentos!

As pessoas, os animais e as plantas precisam de alimentação para sua sobrevivência. Nós, seres humanos, precisamos dos alimentos para nossa alimentação. Os alimentos dão energia para o nosso corpo e nos deixam fortes e dispostos.

Os alimentos são importantes para nossa saúde. Se você quer crescer forte e sadio, precisa se alimentar muito bem e comer um pouco de cada alimento. Deixe o seu prato bem colorido. Você já reparou que há alimentos de diversas cores?

Comer é um dos maiores prazeres da vida, por isso quando a nossa barriguinha reclama de fome ficamos tristes e mal humorados; comer bem é uma verdadeira arte! Portanto, uma refeição completa precisa ter um pouco de tudo: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais. Sendo assim, vamos comer muito bem e de tudo um pouco!

Você sabia que a falta de nutrientes em nosso corpo pode causar várias doenças? Aprenderemos sobre as doenças por falta de alimentos em um próximo artigo.

Objetivo: que as crianças conheçam sobre os alimentos, seus nutrientes e a importância de ingeri-los a fim de se ter uma alimentação saudável e equilibrada evitando o aparecimento de doenças.

2ª etapa – Atividade proposta: “Contar a história do tomate”

O professor coloca os alunos em roda na sala de aula ou no pátio e conta a história de uma alimento, para, então, perguntar de qual se trata.

“Tem gente que gosta de comer cru, preparado em saladas, no molho de macarrão e você ainda pode preparar delicioso suco dele. Descobriu quem é? O tomate!!!”

O tomate surgiu na América, nos países que são banhados pelo Oceano Pacífico: desde o Peru até o México. Uma antiga civilização vivia nessa região? Sim, os astecas! Foram eles que deram o nome “tomate”.

3ª etapa – Atividade proposta: Plantar sementes na horta!

O professor juntamente com os alunos plantarão diversas sementes de legumes na horta da escola.

Se na escola não tiver espaço para uma horta, improvisar em jardineiras com terra adubada o plantio das sementes.

Objetivo: os alunos aprenderão sobre o plantio e poderão acompanhar o crescimento das sementes. Além de proporcionar a interação e a participação de todos os alunos.