Colégio Web

Dicas para lidar com o luto

Aprenda algumas técnicas para enfrentar as fases difíceis de luto e superar uma perda.

Publicidade

Falar sobre perdas e a morte é um tema um tanto complicado, principalmente na sociedade que vivemos cada vez mais uma situação de juventude eterna, como por exemplo tratamentos estéticos, entre outras coisas, além de novas tecnologias na área de medicina. A partir disto, sempre lutamos e ignoramos a morte, e esquecemos que ela é um processo natural da vida, e todos irão passar por isto.

A instituição da família diminuiu de forma considerável, e casais optam por não ter filhos, ou ter apenas um. Não podemos mais sentar na calçada com nossos vizinhos para conversar, e muitas vezes nem mesmo tempos tempo de conhecer nossos vizinhos. Por isso o amor é direcionado para poucas pessoas, e quanto menos temos, maior deverá ser a dor da perda.

Como podemos superar uma perda?

A dor da perda sempre irá existir, mas é fundamental amarmos as pessoas como se não houvesse amanhã, já que o cuidado e o respeito durante a vida ajudam a vivenciar a morte de forma mais serena, sem peso e culpa do que não foi feito, ou mesmo do que ficou mal conversado.

É fundamental aceitar e falar sobre a morte, o que inclui ter independência e não deixar a vida nas mãos de outra pessoa, com isto quanto maior a dependência maior será a dificuldade de retomar á vida, é fundamental conversar sobre a morte encefálica, a doação de órgãos, entre outras coisas. Quanto mais falarmos e resolvermos questões enquanto estivermos vivos, mais natural deverá ser a morte quando ela chegar para nós.

Não existe algo milagroso que possa nos ajudar a superar uma perda, a única solução é a enfrentar aos poucos e construir uma nova história, sem que haja a necessidade de culpa ou mesmo de remorso.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados