Corpo e cabelos saudáveis – cuidados especiais no inverno!
Por Victor Palandi
Na estação mais fria do ano é preciso alguns cuidados especiais para que tenhamos pele e cabelos saudáveis.
Quem não quer viver bem e melhor a cada dia, com uma pele impecável e os cabelos saudáveis com fios sedosos e nutridos, não é mesmo?
O nosso corpo exige cuidados especiais para mulheres, crianças e homens. Os homens a cada dia se preocupam mais com o visual e com a saúde. As crianças possuem a pele ainda mais sensível e precisam de cuidados especiais. Para as mulheres a aparência é tudo! A vaidade faz parte do ser humano, mas ter uma pele e cabelos bonitos é uma questão de saúde e de bem–estar.
Resumo:
Agentes causadores de doenças de pele
Nessa época, nossa pele e couro cabeludo ficam mais ressecados e propícios a doenças.
Alguns agentes causadores contribuem para o desequilíbrio das funções do nosso organismo como à retenção de líquido, a má-alimentação, a baixa imunidade e a alteração genética.
Outros fatores como a poluição, mudança de trabalho, desemprego, e principalmente, o estresse do cotidiano fazem com que doenças e distúrbios de pele sejam mais frequentes.
As pessoas estão cada vez mais agitadas, culpa do excesso de trabalho, da vida cada vez mais corrida e com menos tempo para relaxar e curtir com a família. Nesse sentido, todos perdem e fica mais difícil conseguir a tão sonhada qualidade de vida.
A falta de hidratação, o uso indevido de produtos químicos, assim como o uso de produtos inadequados ao tipo de pele, podem causar e desencadear várias doenças e irritações na pele.
Doenças de pele e couro cabeludo – como evitá-las!
No inverno, várias doenças aparecem na pele e no couro cabeludo. As doenças mais comuns são alérgicas, dermatite seborreica, eczemas, dermatite atópica, psoríase, micoses, acne e queda de cabelo.
A maioria dessas doenças é ocasionada pelo estresse do cotidiano. O nosso organismo libera uma substância nos nervos chamada neuropeptídeo. Essas doenças aparecem de acordo o nosso estado emocional. Sendo assim, para evitá-las devemos controlar as nossas ansiedades, angústias, medos e o nosso estresse.
Atualmente, especialista como o psicodermatologista pode ajudar no tratamento. Ele ajuda no tratamento da doença e também ajuda o nosso estado psicológico.
Cuidados para se ter uma pele mais bonita
- Não tome banhos muito quentes; a água em alta temperatura é prejudicial à pele, pois retira a oleosidade natural, tornando-a muito mais sensível.
- Evite se ensaboar demais e não esfregue a pele com bucha.
- Use um sabonete suave e que contenha hidratante.
- Use hidratante após o banho evitando o ressecamento da pele. Mas lembre-se que o hidratante precisa ser específico para o seu tipo de pele. Recomenda-se consultar um dermatologista. Ele saberá o tipo mais indicado para você.
- Alimentação balanceada e equilibrada é a chave. Evite alimentos gordurosos, salgadinhos e refrigerantes. Recomenda-se uma alimentação mais saudável com nutrientes, vitaminas e proteínas. Você deve abusar das frutas, verduras e legumes. Eles ainda ajudam a manter a forma física aumentando a imunidade. Você pode preparar vários sucos, vitaminas e pratos saudáveis e rápidos com as frutas, verduras e legumes.
- Beba muita água. Ela hidrata e ajuda nas funções do nosso organismo.
Aproveite essas dicas e fique ainda mais bonita!


A importância da doação de sangue
Causas da obesidade no mundo
Pesquisa afirma que ter alguém que nos ouça melhora saúde do cérebro
Confira as regras para conviver com quem está contaminado com o COVID-19
5 doenças causadas por vírus