A dor de cabeça pode ser considerada como uma das queixas mais comuns da medicina no mundo inteiro. Este é um problema que costuma ser mais presente na vida dos adultos, e pode ter uma série de motivos diferentes. Mas não é raro que jovens, sobretudo adolescentes, também reclamem de dores de cabeça.

As dores de cabeça em jovens e adolescentes são mais comuns nas mulheres do que nos homens, mas em ambos os casos elas não podem ser consideradas como incomuns. Existe uma grande quantidade de origens para estas dores, sendo que elas podem significar desde doenças agudas até psicossomáticas. Também podem indicar problemas de ordem psíquicos.

Apesar de ser importante consultar um médico para saber se aquela dor de cabeça que está sendo sentida pelos jovens não está associada a nenhuma doença mais grave, na grande maioria dos casos elas podem ser classificadas como cefaleias primárias. Estas são as dores conhecidas como enxaquecas e tensionais.

E geralmente, nos adolescentes, elas estão relacionadas a problemas psicológicos ou então ao cansaço físico. O estresse também costuma ser uma origem bastante comum destas dores, especialmente quando eles estão passando por determinados momentos do ano, como é o caso do período de provas.

As dores de cabeça também podem indicar algum problema psíquico mais grave, e que deve ser considerado como um pedido de ajuda. É o caso quando os jovens estão enfrentando bullyng na escola, por exemplo.

Tratamento

Os responsáveis devem levar o jovem ao médico para diagnóstico do problema. Eles poderão fazer uma série de exames e, descartas doenças mais sérias, poderá receitar medicamentos que são utilizados para controlar a dor. Do contrário, o tratamento vai depender da doença diagnosticada.