Atualmente, pesquisas e estudos realizados em vários países demonstram índices alarmantes de crianças que possuem doenças devido à má alimentação.

Com a correria do dia-a-dia, preparar alimentos saudáveis tornou-se uma prática cada vez menor e a ingestão de produtos industrializados cada vez maior.

Produtos industrializados

Não é proibido o consumo de produtos industrializados. O problema é que eles perdem boa parte dos nutrientes que o nosso corpo necessita para o desempenho de suas funções e atividades.

Os produtos industrializados possuem corantes e conservantes que são prejudiciais a nossa saúde.

Como a escola pode contribuir?

Alimentos saudáveis nas refeições e na hora do lanche

A escola pode e deve contribuir conscientizando pais e alunos para uma alimentação balanceada e mais saudável.

Não há imposições ou regras, mas aconselhamentos, dicas e sugestões de cardápios para lanches e refeições.

Na hora do lanche

A escola pode ajudar incentivando o consumo de alimentos saudáveis. Pode-se começar pelo lanche das crianças e dos adolescentes.

Se na escola tiver cantina, permita apenas a venda de produtos saudáveis, como: lanches naturais, sucos naturais e vitaminas, salgados assados, bolos simples, sem recheio, entre outros produtos.

A escola pode orientar os pais num cardápio mais saudável. Nada está proibido, mas evite os salgadinhos e refrigerantes no lanche.

Algumas escolas servem refeição para as crianças que permanecem em período integral.  Essa refeição deve ser rica em frutas, legumes e verduras. Você já reparou que uma criança quando vê outra criança comer quer também comer a mesma coisa? Esse é o maior incentivo para que ela experimente alimentos ainda desconhecidos em sua refeição. O momento da refeição é o melhor momento para que a criança experimente alimentos novos. Vamos enriquecer o cardápio!

Sugestões de lanches e alimentos mais saudáveis

Vamos preparar uma lancheira saudável com lanches especiais feito com carinho e atenção!

• Prepare um cardápio com alguns tipos de pães: pão francês, pão de forma e pão integral (rico em fibras e nutrientes);
  • Para rechear o pão use: peito de peru, presunto magro, queijo amarelo ou branco, requeijão, etc;
  • Coloque sempre uma fruta;
  • Bolos de cenoura, laranja, chocolate.

Experimente! Use a criatividade e prepare um lanche bem gostoso!

Na hora do almoço e do jantar

A mamãe pode preparar um cardápio, em forma de calendário, para a semana dos lanches e refeições. Montar um cardápio para a semana é uma ótima opção para agilizar o dia-a-dia tão corrido. Programe-se!

Use e abuse do consumo de frutas, verduras e legumes frescos. É muito fácil preparar sucos naturais e vitaminas, além de preparar pratos rápidos e saborosos.

Quanto mais colorido for o prato, melhor! Você pode abusar dos legumes e verduras! Eles são fontes essenciais de nutrientes e antioxidantes que evitam doenças e ajudam no bom funcionamento do organismo.

As crianças “comem com os olhos” um prato bonito e bem preparado incentiva qualquer criança a comer melhor.

Cantinho saudável

A mamãe geralmente guarda as guloseimas num armário que não é mais segredo para as crianças.

Troque as guloseimas (balas, pirulitos, bolachas recheadas) por doces caseiros como doce de leite, geleia, chocolate, bolachas, bolos, pão de mel.

Lembre-se: os doces, em excesso, são prejudiciais à saúde, portanto as crianças e adultos devem consumir de forma moderada.

Bom apetite!