Como ocorre o fenômeno da isomeria
Por Victor Palandi
Poucas pessoas ouvem falar do fenômeno da isomeria, mas saber como ele ocorre é muito interessante. Para você que deseja saber mais sobre o assunto, está no artigo certo. Aqui além de ser apresentado o acontecimento terá uma explicação a fundo sobre o fenômeno.
Resumo:
Fenômeno da isomeria
O termo Isomeria vem do grego, sendo o iso significando mesma(s) e meros, partes. Esse fenômeno tem duas substâncias que compartilham a mesma formula molecular, porém que apresentam estruturas distintas, ou seja, em cada caso o rearranjo dos átomos é diferente.
Como ocorre o fenômeno da isomeria efetivamente
Esse fenômeno acontece principalmente em compostos de carbono, mas vale considerar a diversidade de substâncias orgânicas que estão na natureza. O carbono tem a tetravalência que permite estruturar cadeias estáveis e com combinações múltiplas. Nesse ponto tem a essência da Isomeria, o estudo das diferentes probabilidades de existência de compostos com mesma fórmula molecular.
Tipos do fenômeno da isomeria
Existem tipos do fenômeno da isomeria e aqui serão mostrados dois casos de isomeria, sendo a plana e a espacial.
Isomeria Plana
Na isomeria plana, os isômeros são os que diferem pelas fórmulas estruturais mais planas. Dentro desse caso existem diversos tipos como:
Isomeria de Cadeia: esse tipo pertence a uma mesma função química com cadeias carbônicas distintas, sendo cadeia normal X cadeia ramificada. Um exemplo desse caso por ser F.M. C4H10 – n-butano e metilpropano.
Isomeria de Posição: são isômeros que também tem a mesma função química, além disso da mesma cadeia carbônica, mas que se diferem pela posição de um grupo funcional, radical ou instauração.
Isomeria de Função: a diferença desse tipo é que os isômeros de função são de funções distintas. Esse tipo de isomeria funcional tem três casos, sendo eles:
- Álcool e Éter → CnH2n+2º
- Aldeído e Cetona → CnH2nO
- Ácido e Éster → CnH2nO2
Isomeria de Compensação ou Metameria: outro tipo da isomeria plana, sendo ele de mesma função química, com cadeias heterogêneas, que por sua vez diferem pela sua localização do heteroátomo nas cadeias.
Tautomeria ou Isomeria Dinâmica: esse já é um caso particular de isomeria funcional, porque os isômeros fazem parte das funções químicas distintas, com a característica de um deles ser mais estável que o outro.
Isomeria Espacial
Nesse segundo caso, os isômeros são compostos pela mesma fórmula molecular e fórmula espacial diferente.
Isômeros geométricos: são os isômeros cis-trans. Apresentam propriedades físicas diferentes.
Isomeria Óptica: este tipo seus isômeros tem a propriedade de desviar o plano de vibração da luz polarizada.
Agora você já sabe tudo. Compartilhe!