Poucas pessoas ouvem falar do fenômeno da isomeria, mas saber como ele ocorre é muito interessante. Para você que deseja saber mais sobre o assunto, está no artigo certo. Aqui além de ser apresentado o acontecimento terá uma explicação a fundo sobre o fenômeno.

Fenômeno da isomeria

O termo Isomeria vem do grego, sendo o iso significando mesma(s) e meros, partes. Esse fenômeno tem duas substâncias que compartilham a mesma formula molecular, porém que apresentam estruturas distintas, ou seja, em cada caso o rearranjo dos átomos é diferente.

Como ocorre o fenômeno da isomeria efetivamente

Esse fenômeno acontece principalmente em compostos de carbono, mas vale considerar a diversidade de substâncias orgânicas que estão na natureza. O carbono tem a tetravalência que permite estruturar cadeias estáveis e com combinações múltiplas. Nesse ponto tem a essência da Isomeria, o estudo das diferentes probabilidades de existência  de compostos com mesma fórmula molecular.

Isomeria

Tipos do fenômeno da isomeria

Existem tipos do fenômeno da isomeria e aqui serão mostrados dois casos de isomeria, sendo a plana e a espacial.

Isomeria Plana

Na isomeria plana, os isômeros são os que diferem pelas fórmulas estruturais mais planas. Dentro desse caso existem diversos tipos como:

Isomeria de Cadeia: esse tipo pertence a uma mesma função química com cadeias carbônicas distintas, sendo cadeia normal X cadeia ramificada. Um exemplo desse caso por ser F.M. C4H10 – n-butano e metilpropano.

Isomeria de Posição: são isômeros que também tem a mesma função química, além disso da mesma cadeia carbônica, mas que se diferem pela posição de um grupo funcional, radical ou instauração.

Isomeria de Função: a diferença desse tipo é que os isômeros de função são de funções distintas. Esse tipo de isomeria funcional tem três casos, sendo eles:

• Álcool e Éter → CnH2n+2º
  • Aldeído e Cetona → CnH2nO
  • Ácido e Éster → CnH2nO2

Isomeria de Compensação ou Metameria: outro tipo da isomeria plana, sendo ele de mesma função química, com cadeias heterogêneas, que por sua vez diferem pela sua localização do heteroátomo nas cadeias.

Tautomeria ou Isomeria Dinâmica: esse já é um caso particular de isomeria funcional, porque os isômeros fazem parte das funções químicas distintas, com a característica de um deles ser mais estável que o outro.

Como ocorre o fenômeno da isomeria

Isomeria Espacial

Nesse segundo caso, os isômeros são compostos pela mesma fórmula molecular e fórmula espacial diferente.

Isômeros geométricos: são os isômeros cis-trans. Apresentam propriedades físicas diferentes.

Isomeria Óptica: este tipo seus isômeros tem a propriedade de desviar o plano de vibração da luz polarizada.

Agora você já sabe tudo. Compartilhe!