Apesar de parecer inofensivo, o amido presente nos alimentos pode ser muito prejudicial para algumas pessoas, principalmente para diabéticos. Isso porque a substância vira glicose quando absorvida pelo organismo.

Infelizmente, o número de pessoas com diabetes cresce cada vez no mundo, em decorrência dos maus hábitos alimentares e do sedentarismo cada vez maior.

Para quem não sabe, pessoas diabéticas sofrem da dificuldade de absorção da glicose do organismo porque possuem uma deficiência na produção de insulina. Pessoas que sofrem da doença têm dietas restritas e regradas e precisam ter um acompanhamento médico constante.

Principalmente para pessoas que sofrem desta condição, saber como identificar o amido nos alimentos é uma coisa muito importante.

Para quem precisa saber se há amido em um alimento antes de consumi-lo, há um experimento simples que pode ser feito. Este experimento também pode ser utilizado por professores em sala de aula, por exemplo.

Experimento

Identificar Amido

Para realizar o experimento nos alimentos você vai precisar dos seguintes materiais:

– 1 tintura de iodo, que é achada em qualquer farmácia, ou uma solução de lugol. Essa solução pode ser preparada dissolvendo-se 5g de iodo e 3g de iodeto de potássio em 100 ml de água. Quando for preparar a mistura é preciso prestar atenção na proporção: a solução de lugol tem sempre 1% de iodo e 2% de iodeto de potássio.

– Pires ou placas de Petri.

– Conta-gotas.

– Alimentos com ou sem amido. Entre os com amido estão bolachas, farinha de trigo, sal, farinha de milho, farinha de mandioca. Já qualquer alimento de origem animal não contém amido.

Separe todos os instrumentos necessários antes de começar o experimento e reserve algumas amostras de alimentos variados. Feito isso, preste bastante atenção ao procedimento.

Coloque cada amostra de alimento em placas de Petri ou pires separados. Depois, adicione com o conta-gotas mais ou menos três gotas da tintura de iodo ou da solução de lugol que você preparou em cada um dos alimentos.

Em seguida, observe o que vai acontecer com a cor da solução em cada um dos alimentos.

Você irá perceber que em alimentos que contém amido, como batata, arroz, pães, massas etc, a solução de iodo vai ganhar uma cor que pode variar entre o azul e o preto. Isso acontece porque o iodo reage com o amido e forma uma nova estrutura que possui a cor descrita.

Iodo

Se a pessoa for diabética e tiver dúvidas pode ter a solução sempre por perto guardada em um vidrinho com conta-gotas. Basta separar um pedacinho do alimento que vai consumir e pingar umas gotas.

Além disso, para alunos de Química o experimento é bastante interessante, pois desse modo eles conseguem visualizar com facilidade as equações e teorias estudadas. É um modo bacana de interagir com o conteúdo que se está aprendendo.

Uma opção de atividade para se dar aos alunos é pedir que eles façam o experimento em casa e levem para a aula uma lista de alimentos que são restritos ou ingeridos de modo controlado por pessoas diabéticas.