Muito se falou nos últimos dois séculos sobre o socialismo e sobre seu antagonismo em relação ao capitalismo, mas o fato é que a maior parte das pessoas sabe muito pouco sobre como estão os países socialistas na atualidade.

Primeiramente, vamos entender quais são os principais países socialistas da atualidade, que são os seguintes: China, Cuba, Coréia do Norte e Vietnã.

Portanto, vamos entender como eles estão atualmente, especialmente em relação à situação econômica desses países socialistas. Vamos ver um pouco mais?

China

Com seu socialismo de mercado extremamente diferenciado, a China apresenta características do socialismo clássico, mas também apresenta características do capitalismo.

China

Por isso, a China gera tanta dificuldade para o entendimento dos leigos, já que seu sistema político e econômico é realmente muito confuso em relação à definição clara e manifesta do que se entende por socialismo.

Economicamente, é evidente que a China é o país socialista que está em melhores condições, já que se trata de um país com economia realmente exuberante, com crescimento gigantesco e com grande demanda por matérias primas.

Cuba

Economicamente falando, Cuba, que é o mais famoso dos países socialistas da atualidade, apresenta problemas, que ficam cada vez mais nítidos a cada ano que passa, já que depois do colapso da União Soviética, a ilha caribenha deixou de receber uma ajuda anual importante.

O país começa a se abrir mais para o turismo, e alguns passos já são dados para uma tentativa de abrir um pouco mais a economia do país, mas de um modo geral, a ilha dos irmãos Castro ainda é muito atrasada em diversos aspectos.

Coréia do Norte

Coreia Fome

Com a maior parte da população vivendo em uma vida de miséria e de dificuldades realmente consideráveis, o fato é que a Coréia do Norte é, de todos os países de orientação socialista da atualidade, o mais fechado e atrasado de todos.

Com isso, exceção feita aos figurões do partido comunista do país, praticamente todos os habitantes do país vivem em condições de atraso tecnológico e humano de grandes proporções.

Vietnã

Muito famoso por causa da Guerra do Vietnã, esse país é socialista e apresenta uma economia que ainda é muito pautada pela agricultura, que ainda pesa muito dentro da lógica econômica do país.

No entanto, apesar das dificuldades, o Vietnã já se apresenta como uma das economias mais promissoras do sudeste asiático, sendo classificado como parte dos “próximos onze”.