O Brasil já teve 30 presidentes, tirando os que ficaram pouquíssimo tempo no mandato, alguns não muito bons e outros que realmente fizeram a diferença para o nosso país. E é exatamente desses presidentes que iremos falar hoje. Selecionamos alguns poucos presidentes que até poderiam voltar ao poder.

Francisco de Paula Rodrigues Alves

Foi o quinto presidente do Brasil, governando entre 1902 a 1906. Ele fez coisas significativas para o país, como por exemplo, o Tratado de Petrópolis, que incrementou o território do Acre como território brasileiro; a luta contra a Febre Amarela, trazendo saneamento para a cidade do Rio de Janeiro e criando a campanha da vacina obrigatória, que levou a Revolta da Vacina, fato que marcou seu mandato; além de construir prédios hoje históricos no Rio de Janeiro, como a Biblioteca Nacional e o Teatro Municipal e investiu na melhoria de estrada de ferro.

Hermes da Fonseca

Hermes da Fonseca

Assumiu o poder entre 1910 a 1914, foi o primeiro presidente nordestino a assumir a presidência no Brasil. Seu mandato foi marcado pela Revolta da Chibata. Assim como Francisco Alves, trouxe saneamento para o estado do Rio de Janeiro, porém desta vez na Baixada Fluminense, fez o traçado maior para estrada a de Ferro Central do Brasil e também investiu na educação, fazendo a reforma do ensino secundário e superior.

Getúlio Dorneles Vargas

O presidente há ficar mais tempo no poder, governou entre 1930 a 1954, em uma ditadura e em uma democracia. Fez diversas coisas pelo Brasil, como por exemplo, a implementação de novos ministérios (ministério do trabalho, Indústria e Comércio, Educação e o ministério da Saúde), estabeleceu a CLT e Revolução Constitucional de 1932.

Juscelino Kubitschek de Oliveira

Kubitschek assumiu a presidente em 1956 permanecendo até 1961, seu mandato ficou marcado na história por causa de seu slogan, “50 anos em 5”. Sua política foi voltada para a economia e o desenvolvimento industrial. Expandiu a infraestrutura de rodovias, ferrovias, portos e energia elétrica; criou a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e fez a mudança da capital para Brasília.

Presidentes mais importantes da história

Fernando Henrique Cardoso

O segundo presidente com maior tempo no poder, assumiu de 1995 a 2003, seu mandato ficou marcado por ele ter tirado o país da maior crise econômica da história brasileira. Além disso, ele também aprovou a portaria regulamentar da internet, quebrou o monopólio estatal do petróleo, a aprovação de novas leis de diretrizes e bases, a medida provisória de 938, iniciou uma nova politica neoliberal e aprovou alguns projetos sociais como a Bolsa Gás e a Bolsa Escola.

Luiz Inácio Lula da Silva

Assumiu a presidência em 2003 permanecendo até 2011, foi o primeiro presidente analfabeto, que, porém fez muito para aqueles que tinham uma situação financeira ruim, com criações de programas como a Fome Zero e o PAC. Ele também iniciou a exploração do petróleo na plataforma submarina conhecida como Pré-Sal e fez com que o Brasil fosse sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.