Estamos nos aproximando de mais um período de suma importância no cenário democrático nacional. Restando pouco mais de um mês para as eleições de 2014, separamos uma pequena biografia de alguns dos principais políticos do país. A seguir abordaremos suas trajetórias, e principalmente, como se tornaram os políticos mais influentes do Brasil.

Luiz Inácio da Silva

Apesar de não estar concorrendo para nenhum cargo político em 2014, Luiz Inácio “Lula” da Silva é certamente um dos políticos mais influentes do Brasil nas últimas décadas. Através de um passado sindicalista e de luta em favor dos direitos do povo, Lula conquistou status de servidor do povo, mas que teve grande envolvimento em polêmicas quando o mesmo tornou-se Presidente do Brasil, em dois mandatos consecutivos, entre os anos de 2002 até 2010.

Lula

Lula como sombra política

Mesmo sem estar ativo em 2014, Lula segue manifestando seus apoios para alguns candidatos. Sua ligação com PT, mesmo que manchada devido aos acontecimentos de corrupção explorados na época do seu governo, não foram o suficientes para o mesmo ficar sem exercer toda a sua experiência e influência política como forma de ensinamento para outros candidato; uma amostra de seu poderio, foi o de conseguir fazer sua sucessora, Dilma Rousseff – candidata à reeleição.

José Sarney

José Sarney já foi senador do Amapá e do Maranhão, onde também conquistou o cargo de Governador, e, além disso, chegou ao ponto máximo na presidência do Brasil entre os anos de 1985 e 1990. Figura frequente em manchetes jornalísticas pela influência na região Nordeste do país, Sarney conquistou a alcunha de um dos políticos mais influentes do Brasil.

Um político que fez de sua filha, Roseana Sarney outro nome forte, e que apenas saiu do cenário da política ao se aposentar, já seriam amostras suficientes de que José Sarney, de fato, tem muito poder de fogo.

Dilma Vana Rousseff

A atual presidente do país, como apontamos, tenta a sua reeleição em 2014. Carregada de opiniões dividas por parte da população e da imprensa, Dilma Rousseff é certamente uma das figuras políticas mais influentes do Brasil.

Dilma

Política controversa

Rousseff é economista. Lutou na Ditadura Militar, fez parte de inúmeros grupos esquerdistas na juventude e construiu toda a sua carreira política baseada nos preceitos de justiça e igualdade social para a nação. Todavia, devido aos diversos casos envolvendo corrupção em seu partido, o PT, na última década, acabou por ter tais escândalos provocando desconfiança, e muitas vezes, revolta do povo brasileiro.

Os especialistas ainda não batem o martelo para sua reeleição, mas é impossível ignorar o fato de Dilma Rousseff estar na boca do povo. Positivamente ou negativamente, Rousseff é um exemplo claro sobre o poder político, influenciando a sociedade brasileira.