Quando o Brasil foi escolhido para ser sede da Copa do Mundo da FIFA em 2007, muitas pessoas dentro do país que é conhecido no mundo todo como o “país do futebol”, acabaram ficando divididos entre acreditar que seria uma grande festa e acreditar que o país teria prejuízos com o grandioso evento.

No entanto, os anos se passaram, e o fato é que, apesar dos protestos contrários, apesar das obras que não ficaram prontas a tempo do evento e de uma série de outros problemas, o fato é que a Copa do Mundo da FIFA já está ocorrendo em terras brasileiras.

Portanto, vamos entender qual é a importância da Copa do Mundo dentro do cenário brasileiro e internacional, fazendo com que você perceba que esse torneio vai muito além das quatro linhas de um campo de futebol, gerando riquezas para poucos e trazendo poder para outros poucos.

Vantagens políticas

Copa do Mundo Politica

A Copa do Mundo FIFA traz benefícios para algumas pessoas, especialmente ligadas à entidade máxima que comanda o futebol mundial, mas o fato é que para os países que sediam sua competição principal, também há vantagens realmente interessantes.

Especialmente quando falamos da classe política desses países, que podem conseguir mais visibilidade em virtude da competição, que atraí investimentos de toda a ordem para as cidades-sede.

E é por isso que tantos políticos brasileiros participaram da festa e comemoraram a escolha do Brasil para ser sede da Copa do Mundo FIFA 2014, já que trazer jogos da competição para os seus municípios significou trazer investimentos, dinheiro e visibilidade.

Investimentos para o país

Obras Copa

A maior justificativa dada pelos políticos para trazer uma Copa do Mundo FIFA para um país é a quantidade de investimentos que esse torneio consegue atrair para os países que o sediam.

E isso significa maior quantidade também de melhorias para as cidades-sede do torneio, o que significa maior desenvolvimento para essas localidades, e para suas populações.

No entanto, esse foi o ponto que realmente pesou contra a Copa do Mundo FIFA 2014 que já está sendo realizada no Brasil, já que a maior parte dos investimentos não veio e o desenvolvimento também ficou comprometido, especialmente por causa do atraso na entrega da maior parte das obras de mobilidade urbana.

Muitas delas sequer saíram do papel, e a outra maior parte delas apenas ficará pronta quando a Copa já tiver terminado, um fato que irritou em muito a população brasileira, criando uma resistência ao maior torneio de futebol do mundo jamais vista em outros tempos.