O Mercosul é um tratado que muitos sabem que existem, mas que não fazem a mínima ideia de sua utilidade ou de como funciona. Mesmo assim, usufruem sem perceber de uma série de facilidades que o acordo proporciona.

Por isso, reunimos aqui uma explicação simples sobre o que é o Mercosul e também sobre o que é a sua Cúpula, que muitos nem sabem que existem. Continue lendo e confira.

O que é o Mercosul

Cúpula Mercosul

O Mercosul, ou Mercado Comum do Sul é um bloco econômico formado por alguns países sul-americanos. São membros do Mercosul Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela. Existem também os países associados, que são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Seus objetivos são basicamente estabelecer a associação comercial entre os países. Para isso há a eliminação de tarifas alfandegárias, as cotas de importação e também a livre circulação de pessoas capitais e serviços.

É por causa do Mercosul que você viaja para a Argentina ou para o Chile sem precisar o seu passaporte. Para isso precisa apenas de um Documento de Identidade original com foto.

Cúpula do Mercosul

Criada em 2006, a Cúpula Social do Mercosul é o espaço de diálogo entre governos e sociedade civil dos países integrantes do tratado comercial.

Nela são reunidos todo semestre representantes do governo, de parlamentos, cooperativas, pequenos e médios empresários, entidades e muitos outros representantes de diversas outros setores da sociedade.

Cúpula do Mercosul

A Cúpula tem basicamente o objetivo de promover a transparência, a propagação de informações, a troca de experiências sobre políticas sociais desenvolvidas no bloco econômico e também promover discussões políticas relativas à sociedade como um todo.

No Brasil, as Cúpulas Sociais do Mercosul são organizadas e coordenadas pela Secretaria-Geral da Presidência da República e também pelo Ministério das Relações Exteriores. As reuniões ocorrem semestralmente, segundo o que foi decidido pela Decisão Nº 56/12 do Conselho do Mercado Comum, que foi aprovada na cidade de Brasília em dezembro de 2012.

Esta decisão formalizou a periodicidade do encontro da Cúpula Social do Merscosul, que é seguida à risca desde então.

Todas as informações e também todos os documentos que têm relação com a Cúpula Social de Brasília podem ser encontradas disponíveis na internet. Para acessá-las basta entrar no link http://socialmercosul.org.

Lá você pode encontrar todo o tipo de informação relacionada à Cúpula que você desejar e também pode esclarecer possíveis dúvidas.