A Copa do Mundo da FIFA já acabou, e com ela se foi toda a atmosfera de festa que tomou conta do país nos últimos dois meses, dando lugar às preocupações para com as eleições, que já apontam no horizonte do país.

Pois de todos os cargos que irão participar do pleito deste ano, com certeza o que mais chama a atenção dos eleitores é o da Presidência da República, que neste ano conta com candidatos do peso de Aécio Neves, do PSDB, bem como de Marina Silva (Eduardo Campos faleceu), do PSB, além da presidente atual que tentará se reeleger, Dilma Rousseff, do PT.

Portanto, vamos dar algumas dicas importantíssimas para que você possa escolher e votar no melhor candidato à Presidência da República, sem se deixar levar pela opinião dos outros, por exemplo.

Não se limite ao horário eleitoral

Horario Eleitoral Brasil

Uma coisa é certa, o horário eleitoral gratuito, que passa na TV e no rádio, simplesmente não serve de muito na hora de tentar conhecer melhor o seu candidato à Presidência, já que neste tipo de propaganda eleitoral, o que vale mesmo é tentar vender uma imagem para os eleitores.

Em resumo, no horário eleitoral, os candidatos mais se parecem com verdadeiros produtos, o que torna a escolha difícil, já que nesta ferramenta eleitoral, praticamente todos eles irão tentar parecer melhores do que realmente são.

Procure fugir do horário eleitoral gratuito, procurando se pautar mais pelas informações que surgem e que mostram como de fato o candidato costuma se posicionar e como ele costuma atuar nas mais diversas situações.

A importância da mídia

Normalmente, a maior parte das emissoras de TV, especialmente as mais importantes e com maior alcance, costumam apresentar alguma tendência ou inclinação ideológica, o que pode dificultar a vida de quem deseja saber de fato qual é o melhor candidato à Presidência.

Politica Livros

Portanto, procure ignorar boa parte da cobertura feita pelas grandes redes de televisão, procurando apenas saber o que de fato cada candidato fez, procurando por informações sobre sua biografia e tentando tirar suas próprias conclusões.

Leia muito

Uma boa dica é ler muito sobre os candidatos, procurando por revistas de informação, lembrando que o ideal é ler de todas, já que normalmente, as revistas são de opinião, e algumas têm claras inclinações por alguns candidatos, portanto, o mesmo que se aplica às mídias televisivas, deve ser aplicado às mídias impressas.

Mas no caso delas, é mais interessante acompanhá-las, pois normalmente a cobertura jornalística está menos preocupada com a audiência, o que dá mais espaço para a política, que é o que realmente interessa nessa época.