Uma das maiores revelações no plenário foi a presença do palhaço Tiririca, um dos mais conhecidos artistas do humor brasileiro. Nas eleições deste ano, foi reeleito como deputado federal, filiado ao Partido da República, trazendo diversas dúvidas sobre seus planos de trabalho, suas realizações e sua postura diante do cargo que ocupa na Câmara dos Deputados. Para esclarecer um pouco mais sobre quem é o Tiririca e de onde surgiu sua candidatura, acompanhe alguns pontos sobre a vida do deputado.

Sobre o Tiririca

Tiririca é o nome artístico de Francisco Everardo Oliveira Silva, nascido em Itapipoca no dia primeiro de Maio de 1965. O cantor, compositor, humorista e político brasileiro surpreendeu a população brasileira por ter sido o segundo deputado mais votado na história do nosso país, seguindo atrás de Enéas Carneiro. No inicio de sua vida, trabalhou em um circo em sua cidade natal, onde recebeu o apelido que se tornou sua alcunha como referência da mãe ao seu mau humor constante.

Tiririca Federal

Vivendo muito tempo pelo Nordeste, principalmente no Ceará, Tiririca trabalhou seu talento e buscou mostrar suas habilidades em Fortaleza, onde conseguiu fama pelo trabalho com humor. Entre grandes espetáculos circenses, Tiririca lançou um CD com a canção “Florentina”, música que se tornou sucesso nacional.

Vida de artista

Sua carreira decolou quando a gravadora Sony Music comprou seu disco e trabalhou em seu lançamento nacional. Tiririca alcançou recordes de audiência, desenvolveu outras canções e obteve sucesso com a execução das mesmas em rádios nacionais. Ingressou também na Rede Record, trabalhando no elenco do programa “Escolinha do Barulho”. Transferindo-se ao SBT, trabalhou em quadro fixo no “A Praça é Nossa”, e acabou retornando a Rede Record participando do programa “Show do Tom”, com Tom Cavalcante.

Tiririca

Carreira política

Trabalhando desde 2011 como Deputado Federal, Tiririca teve uma campanha marcada por polêmicas, lançando sua candidatura a deputado federal pelo Estado de São Paulo utilizando bordões debochados. Envolvido em polêmicas relacionadas à sua declaração de escolaridade, se livrou dos transtornos e foi diplomado na Assembleia Legislativa em SP. Prometendo focar seus projetos na educação e cultura, Tiririca defende a arte circense e cigana, e integrou a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Em 2012, se destacou por ser um dos nove deputados mais presentes nas sessões de votação na Câmara em seu mandato, o que se repetiu no ano seguinte, quando se manteve entre os 15 deputados sem faltas nos dias de votação.