Todo o dia 13 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Esta é uma data interessante que foi escolhida por representar por completo o dia da criação deste tipo de profissão que é comemorado todos os anos pela categoria, e apesar de não ser uma profissão reconhecida por lei.

Foi sancionado através de Dilma Rousseff que sancionou a lei de número 13.084 que acabou por estabelecer de maneira oficial a celebração da data em todo o território nacional.

A área de fisioterapia é uma área de saúde que está devidamente envolvida ao estudo bem como a prevenção e o tratamento das lesões no corpo humano decorrentes de vários traumas e doenças adquiridas ou genéticas. Os profissionais desta área é algo denominado de fisioterapeuta e deverá ter uma formação acadêmica superior nesta área.

Conforme os dados divulgados através do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), as várias áreas deste campo de atuação são voltados a fisioterapia clínica, a saúde coletiva, entre outras coisas. A partir da fisioterapia clínica, o profissional tem uma habilidade para atuar nos hospitais, nas clínicas, nos centros de reabilitações, e é responsável por promover uma série de ações que podem garantir a saúde dos grupos de pessoas que possam participar de programas de fisioterapia de trabalho e ações básicas da saúde.

Importância da data

Para que possa exercer a profissão de forma oficial, é necessário que seja realizado um curso superior na área de fisioterapia. Assim que este profissional adquirir as formações adequadas, estes profissionais poderão atuar nas empresas, clínicas, creches, escolas e sistemas prisionais, além da possibilidade de realizar os projetos sociais.

dia-do-fisioterapeuta-2

O fisioterapeuta precisa lidar com pessoas com dificuldade de desempenhar tarefas simples, sendo fundamental que se tenha paciência e amor nas áreas escolhidas. Esta é uma área fundamental para a promoção de saúde e bem estar na população geral, por isso nada mais justo do que homenagear estes profissionais importantes anualmente.

Este profissional é fundamental para os períodos futuros que iremos viver em breve, onde cada vez mais as pessoas estão sedentárias e acima do peso, necessitando muitas vezes de uma prática de movimentos com partes do corpo que em sua maioria não acontecem.