O profissional eletricista começou a existir quando se foi necessário instalar uma lâmpada pequena residencial. O quão importante este profissional se torna nos dias de hoje. Este é aquele profissional que realiza uma série de estudos de esquemas elétricos e faz as devidas manutenções e modificações de instalações, conforme seja necessário. Este tipo de instalação poderá ser tanto de construções, como dos equipamentos, das máquinas e veículos.

dia-do-eletricista

Estes profissionais são responsáveis por oferecer alguns dos mais importantes e relevantes instrumentos de infra estrutura de sistemas de produção. Para isto é necessário valorizar a sua função e ainda oferecer as melhores condições de trabalho, aumentando assim a regulação e a fiscalização de segurança, o que deverá ser um requisito básico para os trabalhadores.

As primeiras normas para instalações elétricas no Brasil surgiram por volta do ano de 1940 e a sua primeira revisão aconteceu em 1960. As novas revisões foram realizadas a partir de 1980 depois de outra no ano de 1990 e a última que ocorreu a partir do ano de 1997.

Estes profissionais são fundamentais para o setor de indústria, e principalmente nas áreas de construção civil, os eletricistas por ter risco de trabalho possuem também idade de trabalho reduzida.

Curiosidades sobre a data

Anualmente o Dia do Eletricista é comemorado no dia 17 de outubro. Esta é uma data que homenageia os profissionais técnicos, e que são responsáveis por toda a manutenção e a instalação da rede elétrica nas residências, nas empresas e na iluminação pública.

dia-do-eletricista-2

Este é um profissional muito importante para garantir o funcionamento de sistemas e de equipamentos elétricos, evitando desta forma possíveis acidentes no dia a dia.

O motivo desta data ser comemorada é algo incerto, não existem relatos ou algum tipo de lei que possa oficializar a data, mas é comemorado por todos os profissionais do país.

É importante que não venhamos a confundir o Eletricista, este que é um profissional de nível fundamental ou técnico com o Engenheiro Eletricista, que é formado no curso de ensino superior de Engenharia Elétrica na Universidade.

Este é um curso que foi devidamente regulamentado em 11 de dezembro de 1933, não somente este curso foi oficializado, mas diversos outros cursos de engenharia foram abertos no mesmo dia, tornando assim o dia 11 de dezembro o Dia do Engenheiro eletricista.