Para quem obtém uma graduação de nível superior, como bacharel ou similares, a possibilidade de continuidade de estudos para um nível acima do atual é o mestrado, considerado com foco um pouco mais acadêmico do que as graduações. E o desafio final para quem encara este programa é uma dissertação.

Dicas para elaborar uma boa dissertação de mestrado

Para as pessoas que optam por este caminho na carreira, o trabalho final de caráter científico não deve ser algo completamente novo na sua vida, uma vez que estas mesmas pessoas obrigatoriamente acabam tendo que entregar um Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido apenas como TCC, que nada mais é do que uma monografia.

No entanto, é fundamental que os estudantes entendam bem a diferença entre uma monografia e uma dissertação. Existem algumas definições que podem ser encontradas na literatura específica sobre o tema. A monografia é um trabalho acadêmico Lato sensu que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e que resulta de processo de investigação sistemática.

Já a dissertação é um trabalho acadêmico Stricto sensu que se destina à obtenção do grau acadêmico de mestre. Os projetos de dissertação não precisam abordar necessariamente temas e/ou métodos inéditos. O aluno de mestrado deve demonstrar a habilidade em realizar estudos científicos e em seguir linhas mestras na área de formação escolhida.

Com essa diferença bem clara, confira algumas dicas importantes e valiosas para conseguir colocar a dissertação no papel e garantir o título:

Dedique tempo ao projeto e ao cronograma

Um dos erros mais comuns cometidos por quem começa um projeto científico como um mestrado é pular uma das partes mais importantes, que é o cronograma e o projeto. É fundamental montar um planejamento que englobe todas as fases importantes da dissertação. Este cronograma deve ser montado junto com o professor orientador, e também deve levar em consideração a rotina dos alunos.

Crie uma rotina de estudos e escritas

É fundamental que esse planejamento seja seguido à risca. E como se trata de um projeto de grande porte, que geralmente é feito em cerca de um ano, os estudantes não podem perder o costume de trabalhar um pouco nele todos os dias. É claro que é importante também manter uma rotina de descanso, mas não é recomendado se afastar do projeto por mais do que dois dias. A rotina de escrita se torna ainda mais importante para que o projeto siga de forma coerente.

Divida a grande entrega em pequenas tarefas

Dicas para elaborar uma boa dissertação de mestrado

Uma forma de se manter focado no projeto e acompanhar o andamento de uma forma mais assertiva é dividir a grande entrega, que seria a finalização da dissertação, em pequenas entregas. Podem ser separadas em capítulos, análises de dados, leituras, etc. Essas pequenas conquistas vão ajudar não apenas a acompanhar o real andamento do projeto, como também a se manter motivado.

Fique longe de especulações

Durante a produção da dissertação, a grande maioria dos estudantes acabam caindo na tentação de partir para uma forma mais especulativa no texto. Isso acontece quando se começa a fazer afirmações que não conseguem ser sustentadas pela teoria ou então pelos dados que foram levantados na pesquisa. Por isso, é fundamental que as generalidades sejam mantidas longe do texto. Toda a afirmação que for feita precisa necessariamente ser respaldada em artigos e textos de outros autores.

Entenda tudo o que está escrito

Pode parecer uma dica boba, mas isso é mais comum do que se pode imaginar. Em um trabalho tão extenso, muitas vezes os alunos acabam escrevendo coisas que nem eles conseguem explicar. Por isso, o trabalho de revisão deve se ater a mais do que simplesmente uma revisão do português. É fundamental que os estudantes realmente entendam e possam explicar o que está sendo dito.

Não esqueça da formatação

Não esqueça que toda a entrega de dissertação deve seguir as normas definidas pela instituição, que na grande maioria dos casos se baseia nas regras da ABNT, que foram criadas justamente para padronizar as publicações. Caso o estudante acredite que não consiga fazer todo o processo de formatação, a dica é contratar uma empresa que seja especializada no assunto.

Mantenha o projeto em diferentes mídias

Uma outra dica muito importante pela qual muitos estudantes simplesmente passam batido. É muito importante manter o projeto salvo em diferentes locais. Hoje em dia, com os serviços de nuvem, fica mais fácil manter o projeto em um local em que ele não possa ser perdido. Além disso, é importante ir mantendo as diferentes versões do projeto, pois é possível que o estudante precise de alguma parte do texto que possa ficar para trás.