Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2019 da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Além desta instituição, através do PAES os estudantes também poderão concorrer a vagas que estão sendo abertas pela UEMASUL.

Abertas as inscrições para PAES 2019 da UEMA

As inscrições devem ser feitas diretamente pela internet.

De acordo com as informações que foram divulgadas em relação a esta seleção, os candidatos poderão concorrer a um total de 4.249 oportunidades na UEMA, sendo que todas elas são para turmas com começo marcado para o ano de 2019. Além disso, os candidatos poderão concorrer a 645 vagas na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Para das vagas são destinadas ao sistema de cotas, havendo reservas para alunos negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Abertas as inscrições para PAES 2019 da UEMA

Esta é a primeira vez que haverá a oferta de Ciências Biológicas no campus São Luís, enquanto algumas unidades do interior terão novas graduações de tecnologia. O campus novo de São Bento traz oportunidades inéditas em cursos superiores de Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Fruticultura e Tecnologia em Gestão Ambiental.

As provas do PAES para os alunos que vão concorrer as vagas abertas pela UEMA acontecerão nos seguintes campi: São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru – Mirim, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Pinheiro, Presidente Dutra, Pedreiras, Coroatá, São Bento.

Já as provas para as vagas da UEMASUL acontecerão apenas em Imperatriz e Açailândia.

O PAES 2019 contará com duas etapas de seleção. A primeira está prevista para 21 de outubro e a segunda é esperada para 25 de novembro. As provas serão aplicadas sempre das 13h às 18h. Confira abaixo como será cada fase do processo seletivo:

•     1ª fase (21 de outubro): 60 questões objetivas sobre disciplinas do ensino médio
  •     2ª fase (25 de novembro): 12 questões discursivas de duas disciplinas específicas aos cursos escolhidos e uma redação