O Ministério da Educação estuda alterar os prazos de isenção e também de inscrições para os estudantes que moram no estado do Rio Grande do Sul que pretendem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2024. O local sofreu o maior desastre natural da sua história, com enchentes que atingiram mais de 80% das suas cidades.

MEC deve alterar prazos de inscrição e isenção para estudantes do RS no Enem 2024

De acordo com as informações que foram publicadas no edital oficial do Enem, oficialmente as inscrições em todo território nacional devem abrir no dia 27 de maio, seguindo até o dia 7 de junho. Já as provas estão marcadas para acontecer nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos, seguindo o formato que já está sendo aplicado nas últimas edições.

Camilo Santana, ministro da Educação, afirmou em publicação em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), que para ninguém ficar de fora do Enem, novos prazos para se inscrever, como também pedir o direito de fazer a prova de graça, estão sendo avaliados pela equipe do MEC.

“Atenção, você que está se preparando para o Enem! O MEC já definiu as datas do Enem 2024 e estamos trabalhando para que nenhum estudante gaúcho seja prejudicado.

MEC deve alterar prazos de inscrição e isenção para estudantes do RS no Enem 2024

O edital do E nem deste ano foi divulgado, com informações sobre diretrizes, procedimentos e prazos para participação na prova. As inscrições vão de 27 de maio até 7 de junho, com a aplicação das proas nos dias 3 e 10 de novembro.  Mas quero aqui tranquilizar os estudantes gaúchos, diante desse momento difícil que vive o estado. Nós já estamos avaliando novos prazos de inscrição e isenção de taxa para os participantes no Rio Grande do Sul, para que ninguém fique de fora do Enem. Fiquem tranquilos em relação ao exame e acompanhem os canais oficiais do MEC. Em breve, teremos novas informações”, publicou Camilo Santana nas suas redes sociais.

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 já foram oficialmente prorrogadas para os estudantes do estado do Rio Grande do Sul. Para o resto do país, o prazo terminou no dia 10 de maio.