A matemática certamente é um bicho de sete cabeças na vida de muitas pessoas. Isso acontece porque, na maioria das veze, por uma série fatores, podem ser questões únicas e particulares de um terminado aluno ou pode ser uma convergência de fatores que faz com que aquele aluno tenha alguma dificuldade na matéria.

A matemática é lógica e exata, é necessário respeitar todas as etapas de aprendizagem. Basta pular uma das fases de aprendizagem para que todas as etapas seguintes sejam comprometidas. Deve-se respeitar as ordens estabelecidas pela grade escolar, pois ela permite uma constante e evolução e desenvolvimento.

Quando não seguidas a regra, são puladas ou ignoradas, essas fases tendem a trazer complicações para absorção de determinadas informações por parte do aluno. Geralmente, uma fórmula é uma consequência ou um completo para outra, sendo assim, é preciso que antes de efetua-la você tenha conhecimento da anterior.

Formulas Matematicas

Mesmo que existam tantas pessoas com dificuldades com a matemática, é o do conhecimento de todos o quão importante a matéria é, tanto para profissionais que trabalham com isso (como engenheiros) quanto para alunos prestes a fazer testes (como vestibulares e o ENEM.

E para facilitar a vida dessas pessoas, que precisam começar a se habituar com algumas fórmulas matemáticas, mas encontram dificuldades em definir quais as mais importantes em meio a tantas, destacaremos aqui algumas das mais importantes fórmulas da matemática ensina nas escolas.

Equação do primeiro grau

Usamos essa fórmula quando precisamos encontrar um valor que é uma incógnita. Um termo desconhecido em geralmente se usa uma letra para identifica-lo. Nas equações estarão presentes os sinais de operação como subtração, adição, multiplicação, divisão, igualdade e radiciação.

É o sinal da igualdade que vai dividir a equação em questões em duas partes. Os elementos devem ser dispostos da seguinte forma: do lado esquerdo da igualdade ficarão os números que estiverem acompanhados com letras e do lado direito os números que estiverem sozinhos.

Equação do segundo grau

Formula Matematica

Como dito anteriormente, as operações matemáticas são interdependentes e, portanto, para realizar a equação de segundo grau é preciso ter conhecimentos sobre a equação de primeiro grau.

Essa equação tem características diferentes e um pouco mais avançadas do que a outra. Pois, ela é uma expressão matemática que apresenta incógnitas também sua composição, diferente da equação de primeiro grau em que o seu objetivo era apenas descobrir o valor da incógnita.

Além das incógnitas, estarão presente também na expressão, coeficientes, expoentes e a igualdade.

Distância entre dois pontos

Uma das fórmulas fundamentais na matemática é a da distância entre dois pontos. Essa é mais complexa que as outras duas citadas anteriormente, isso porque para desenvolve-la é preciso conhecer todas fórmulas da geometria analítica e outros conceitos, como o de círculos e circunferências.

Conhecê-la implica em dois desdobramentos importantes. O primeiro: até compreendê-la, você percorra por todas as outras fórmulas, o que te ajudará nos estudos. E depois, por mais que muitas questões não a cobrem de maneira direta, pode se resolver inúmeros problemas com ela.