Maiores Matematicos

Arquimedes

Arquimedes nasceu em Siracusa (atual sul da Itália) cerca de duzentos anos antes de Cristo e é considerado o maior matemático da Antiguidade. Autor de uma série de descobertas e projetos, o cientista elaborou trabalhos que até hoje são aproveitados nas mais diferentes áreas, sendo autor até mesmo do conceito de alavanca, da lei do empuxo, de fundações da estática e da hidrostática, bem como, por meio do método de exaustão, conseguiu calcular a área sob o arco de uma parábola, bem como descobriu a espiral de Arquimedes e uma série de fórmulas de cálculo de volume de sólidos.

René Descartes

Descartes foi um físico, matemático e filósofo do sec. XVI. Nascido na França, foi responsável por uma série de avanços e descobertas em álgebra e em geometria. É considerado o pai da matemática moderna e fundador do racionalismo, estabelecendo o método cartesiano de metodologia do pensamento.

Euclides

Euclides foi um filósofo e matemático egípcio e viveu em Alexandria em aproximadamente três séculos antes de Cristo. Suas descobertas e inovações foram principalmente no campo da geometria, com estudos a respeito de perspectivas, geometria, teoria numérica, rigor e até mesmo seções cônicas.  A partir de Euclides é que se desenvolveu a chamada geometria euclidiana, também conhecida como geometria plana.

Isaac Newton

Newton foi um físico e matemático inglês que nasceu em meados de 1643 e viveu cerca de 84 anos. Conhecido por suas descobertas nas áreas de física e matemática, Sir Isaac Newton também se destacou por seus conhecimentos e publicações em astronomia, teologia, filosofia e até mesmo alquimia.

Dentre os maiores destaques da sua obra, encontram-se as Três Leis de Newton, que são o fundamento da física moderna, bem como a Lei da Gravitação. Newton ainda publicou a respeito do chamado espectro invisível, criou o primeiro telescópio refletor e também publicou a respeito do cálculo infinitesimal, das potências matemáticas e raízes quadradas.

É considerado pela Royal Society como o cientista que maior impacto causou na história da ciência.

Gottfried von Leibniz

Leibniz foi um cientista alemão do século XVII. A importância do seu trabalho reside na criação do conceito do conceito de funções. Graças a Leibniz também foi desenvolvido o conceito de numeração binária moderna, que até hoje segue seu modelo.

Gottfried von Leibniz

Carl. Friedrich Gauss

Também conhecido como o “Príncipe da Matemática”, Gauss foi um gênio alemão e viveu no século XVIII, quando atuou em diversas áreas do conhecimento. Aos três anos já resolvia operações aritméticas.

Seu trabalho se destacou nas áreas da geometria, estatística, teoria dos números, entre outros. O matemático ficou conhecido por ser um dos grandes comprovadores de teoremas da história, bem como uma série de descobertas que só foram atribuídas a ele posteriormente à sua morte, como a sua teoria das funções elípticas e várias descobertas na área da física e da astronomia. É de sua autoria o método dos mínimos quadrados, bem como a lei da reciprocidade quadrática.

Leonhard Euler

O suíço nascido na Basileia é considerado um dos maiores matemáticos de todos os tempos e um dos nomes mais influentes na história da humanidade. Nascido em 1707, era conhecido entre seus amigos como a “Análise Encarnada”.

Em sua vasta obra, instituiu novos caminhos para a análise, como o uso da função exponencial. Foi responsável ainda pela chamada teoria dos grafos e também pelo atual modelo da teoria dos números. Também teve papel fundamental para o atual formato da matemática aplicada.