Todo mundo já ouviu falar pelo menos uma vez na vida, nem que seja em programas de televisão, sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática. Mas a verdade é que grande parte das pessoas e dos alunos em escolas no Brasil não fazem a mínima ideia do que realmente é a Olimpíada de Matemática e muito menos de como participar.

Isso porque maiores informações sobre o evento não costumam ser muito divulgadas, fazendo com que elas não cheguem ao grande público. E é exatamente para resolver isso que nós reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática, tudo para você entenda o que ela é e como pode fazer parte dela.

A Olimpíada Brasileira de Matemática

Olimpíada Brasileira Matemática

Também conhecida como OBM, a Olimpíada Brasileira de Matemática é uma competição que tem como objetivos descobrir jovens com talento excepcional para matemática e colocá-los em contato com profissionais e instituições de alto nível e selecionar participantes para representar o país nas competições de matemática ao redor do mundo, entre outros.

A competição é aberta para todos os estudantes do Ensino Fundamental – a partir da 6ª série -, Médio e Universitário de todas as escolas e instituições públicas e privadas do Brasil. A primeira OBM realizada no Brasil aconteceu em 1979, mas são disputadas nos moldes atuais desde 1864, quando aconteceram competições na Hungia, na Europa.

Os premiados nas competições nacionais são escolhidos para formar as equipes brasileiras que vão participar de diversas outras competições que são realizadas todos os anos, cada um em um país diferentes. São elas as Olimpíadas do Cone Sul – grupo de quatro estudantes de até 16 anos -, a Olimpíada Internacional de Matemática – grupo de seis estudantes do Ensino Médio de até 19 anos -, a Olimpíada Iberoamericana – grupo de quatro estudantes de até 18 anos – e a Competição Internacional de Matemática – para estudantes universitários.

Olimpíada Brasileira de Matemática

Para participar, o aluno precisa competir na Olimpíada Brasileira de Matemática por sua escola ou universidade. Isso porque a instituição deve assegurar a sua participação no evento nomeando um de seus professores como o representante da escola ou universidade na Olimpíada. O cadastro das escolas é feito por internet e acontece geralmente entre os meses de março e abril todos os anos.

Portanto, caso você seja um estudante que deseja participar da Olimpíada Brasileira de Matemática, mas a sua escola ou universidade não está inscrita na OBM, é importante que você entre em contato com o seu coordenador regional por meio do site http://wang.impa.br/contato.do.

Caso tenha maiores dúvidas, basta entrar no site da Olimpíada Brasileira de Matemática, o http://www.obm.org.br/.