A tabuada é ensinada e utilizada no mundo inteiro. Precisamos aprender a tabuada, pois ela faz parte do nosso dia-a-dia.

Desde tempos remotos grandes estudiosos, pesquisadores, filósofos e matemáticos estudam as formas, os números e a lógica. A matemática permite ao ser humano o seu desenvolvimento lógico, econômico, social e cultural. A matemática é uma ciência ampla e complexa e deve ser estudada por todos.

Ensinar matemática já não é uma tarefa fácil aos pequenos alunos, e na hora de aprender a tabuada é um terror.

É um grande desafio para pais e professores, que precisam ensinar, e um grande pesadelo aos pequenos, que precisam aprender.

E para os pequenos que precisam aprender, a situação ainda é mais delicada. Eles não entendem o motivo pelo qual precisam aprender a multiplicar esses números tão cedo; qual a finalidade, não é verdade?

O que é a tabuada?

A tabuada é a organização dos números por meio de tabela matemática. Ela é usada para definir operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Aprende-se na escola, com mais frequência à tabuada de multiplicação. Ela utiliza a base 10 em operações matemáticas e o resultado dessas operações define o produto de um sistema algébrico. A tabuada também é conhecida como Tabuada de Pitágoras.

Ela não é assim tão complicada de se aprender, mas é muito importante que fique claro para as crianças o motivo pelo qual estão aprendendo.

A forma de como aprender a tabuada é que faz toda a diferença. Aprende-se pelo modo mais terrível, escrevendo de forma mecânica por meio de repetição.

Como tornar o aprendizado da tabuada agradável e divertido?

Aprendendo a Tabuada

1# – Tabuada Cantada!

Podemos ensinar a tabuada de uma forma bem divertida e alegre. A tabuada pode ser cantada. É isso mesmo! Podemos ensinar para nossas crianças a tabuada em forma de música. O Patati Patata gravou para a criançada a tabuada do número 9, e na internet temos vídeos com a tabuada em forma de canção.

Dessa forma, fica muito mais divertido aprender. Nessa atividade exploramos a memorização e outras disciplinas como as artes por meio da música. Desenvolve-se a expressão corporal e verbal. As crianças interagem entre si e aprendem brincando.

2# – Jogos de Tabuada

Em casa, com a ajuda dos pais, a criança pode acessar sites especializados e aprender a tabuada jogando. A criança desenvolve no exercício a memorizando e a fixação tornando o aprendizado mais agradável e prazeroso.

3# – Competição

Na escola, o professor pode contar com os jogos para ensinar a tabuada.

Ele pode dividir os alunos em grupos e fazer uma competição. A competição da tabuada é muito divertida! No início, o professor deve trabalhar uma tabuada de cada vez. Gradativamente, todas elas podem ser trabalhadas.

O professor confecciona em papel cartão ou papelão o resultado da multiplicação, divisão, adição ou subtração dos números, e perguntar o seu resultado. Os alunos devem calcular e responder levantando o resultado que entendem como o correto. Ao final, quem responder de forma correta a maior quantidade de perguntas realizada pelo professor ganha a competição.

Nessa atividade, além do raciocínio lógico, incentivamos de forma saudável a competição entre os alunos, o trabalho em equipe, a interação e a disciplina.

Aproveite as sugestões para ensinar de uma forma mais divertida!