A origem da história em quadrinhos é muito antiga. Ela vem lá do tempo dos homens das cavernas, que expressavam suas necessidades por meio dos desenhos. Com o passar dos tempos essa necessidade foi se tornando ainda maior.

A história em quadrinhos teve um papel importante não só na escrita, mas também como forma de representação política, cultural e social de cada época.

No Brasil, a história em quadrinhos foi publicada por volta do século XIX por artistas que expressavam seus pensamentos em forma de sátira com caricaturas, charges, cartuns e tiras.

No século XX, sofremos grande influência estrangeira com o mercado editorial dominado pelas publicações americanas, europeias e japonesas.

O primeiro desenho em forma de charge foi publicado em 1844, pelo autor Manuel José de Araújo Porto-Alegre, em que já nessa época ironizava a política.

Em 1905, foi publicada a primeira revista em quadrinhos com desenhos de Renato de Castro, chamava-se Tico-Tico. O artista e desenhista Angelo Agostini criou o logotipo da revista e algumas histórias.  Posteriormente, várias outras revistas foram lançadas por brasileiros com a participação e talento de artistas e influências estrangeiras.

Atualmente, usamos o termo gibi como forma de representação das histórias em quadrinhos.

O que é a História em quadrinhos?

História em quadrinhos – Apreciando e ensinando a leitura

É uma história contada quadro a quadro, em sequência, por meio de imagens ou desenhos. Essas imagens podem ser acompanhadas de texto ou não. Podemos dar voz às personagens como se estivessem falando. De que forma? Usando balões! Não é esse tipo de balão, não! São balões de fala, de pensamento, de ruído, de imaginação, de grito e muitos outros que ainda podemos inventar. A cada forma de expressão o desenho do balão muda. É muito interessante!

Agora que já conhece sobre a origem da história em quadrinhos é possível utilizar essa forma de expressão tão divertida e criativa no desenvolvimento do ensino da leitura para as crianças e adolescentes.

A leitura infantil deve ser vista não somente como uma forma obrigatória de ler, mas que ler é um ato prazeroso, de aquisição de conhecimento, de troca de experiências, de enriquecimento de cultura, além é claro de uma maravilhosa forma de expressão.

O que fazer com Histórias em Quadrinhos?

Nesse sentido, o professor pode desenvolver várias atividades educativas em sala de aula.

Criar uma História em Quadrinhos

O professor pode pedir aos alunos que criem uma história em quadrinhos somente com desenhos.

Objetivo: explorar a criatividade do aluno permitindo que crie através do seu mundo imaginário seus personagens e situações.

Criar a fala dos personagens da história

Diante dos desenhos realizados a segunda parte da atividade e desenvolver o texto para a nossa história em quadrinhos.

Objetivo: trabalhar e aprimorar a linguagem verbal e escrita, além do vocabulário.

Semana da Literatura Infantil

O projeto tem o objetivo de expor os trabalhos realizados para todos os alunos da escola estimulando a prática da leitura, despertando a criatividade, a imaginação, a interação, a sociabilidade, a cooperação e a participação.

É necessário que todos os professores participantes do projeto estejam engajados e preparados para novos desafios. Certamente o resultado será grandioso e surpreendente!

Você pode levar estas ideias a sua escola! O que acha?