Todas as matérias de Humanas necessitam que as pessoas entendam a matéria e, até mesmo, memorizem as informações. Para algumas pessoas, compreender e se lembrar de textos pode ser uma tarefa fácil, pois têm mais facilidade para tal. No entanto, para outras, o caminho pode ser mais complicado.

O ideal seria tentar gostar do que está lendo. Sempre que nos encantamos com algo, aprendemos mais facilmente, não é verdade? Mas nem sempre isso é possível. Interpretar textos, então, se torna uma dura e tenebrosa missão para os alunos.

Você é um deles? Sente dificuldades para fazer a interpretação de artigos? Este problema é bastante comum em filosofia, onde os textos são mais complexos. De todo o modo, todas as outras podem ser complicadas.

Como interpretar textos?

Como interpretar textos

Seus problemas de interpretação textual acabaram! Nós separamos 3 dicas infalíveis para que você passe a entender tudo que está lendo. Ao pegar o livro, você verá o conteúdo e assimilará. No começo, pode ser até um pouco difícil, mas você vai pegando a prática com o tempo e com a determinação de querer melhorar.

Antes de mais nada, é importante lembrar que o hábito de ler gera melhores interpretações. Por isso, se você tem pouco costume de pegar livros, revistas, jornais e, até mesmo, histórias em quadrinhos, está na hora de cultivar a sua cultura e conhecimento.

Confira abaixo nossas 3 dicas para você interpretar todo e qualquer texto!

1# – Leia com calma

Isso mesmo. Não tenha pressa, pois este é o pior problema para quem tem dificuldades com leitura. Este problema costuma ser bastante comum em provas na escola e vestibulares, onde o tempo é mais curto e o leitor atropela as palavras.

Leia linha por linha e certifique-se de que está realmente prestando atenção. Para quem tem desvio de atenção, esta pode ser uma tarefa complicada, mas nada que um bom treino não resolva. Quando estiver “viajando na maionese”, volte um pouco e retome a leitura.

Calma é tudo para quem deseja, de fato, entender o que está lendo.

2# – Troque palavras por sinônimos

Um problema muito comum de quem não entende um texto é não compreender o sentido de algumas palavras fundamentais que estão nele. Isso é comum em livros mais antigos, onde o vocabulário é mais rebuscado, e, também, em livros com linguagem mais técnica. O ideal, então, é você andar sempre com um dicionário do lado.

Você pode começar a trocar algumas palavras por outras sinônimas, assim entenderá o que está sendo dito e lerá a frase sem paradas, facilitando a compreensão. É importante não ter preguiça de olhar o dicionário!

3# – Tente explicar o que leu

Por fim, nossa última dica é muito interessante. Sempre que ler um parágrafo, ao término dele, comece a falar para você mesmo o que acabou de ler. Ao tentar explicar a si próprio o conteúdo, perceberá onde estão as falhas.

Além disso, falar é uma maneira de fixar ainda mais na mente. Então, é benefício em dobro: encontrar falhas e memorizar o conteúdo. Faça o teste!