A partir da falência dos sistemas de capitanias hereditárias, foi que Dom João III acabou criando o cargo de governador geral do Brasil, através do regimento realizado em dezembro de 1548.

dia-da-elevacao-do-brasil-vice-reinado

Levando isto em conta, apesar de neste regimento, o cargo ser levado em conta como o governador das terras do Brasil, a partir de outros tipos de documentos ele acabou sendo referido como governador geral do estado do Brasil.

A capital estava em Salvador, e o território do Estado do Brasil era estendido até a altura do atual Rio Grande do Norte até o atual Rio Grande do Sul. Esta instalação de um vice reino do Brasil, que partiu para o Rio de Janeiro acabou não necessitando de maiores modificações e maiores adaptações, tudo porque de forma gradativa a cidade veio crescendo em importância e se adaptando para desempenhar da melhor forma possível seu papel.

Todo o processo de expansão comercial e militar da cidade acontecia durante a primeira metade do século, com o crescimento do papel administrativo que o Brasil começou a executar. A elevação da antiga colônia para a dignidade de reino acabou partindo de um reconhecimento de uma situação de fato, um ato político, um sentimento desta ordem, que além de assegurar a administração, permitiu que se pudesse forjar planos imperialistas.

Por que a data é tão importante para a história do Brasil?

dia-da-elevacao-do-brasil-vice-reinado-2

O processo de elevação do Brasil que passou a ser Vice – Reino e o término do Governo – Geral com a mudança da capital para o Rio de Janeiro no ano de 1763 não teve a necessidade de maiores modificações e maiores adaptações, já que a cidade de forma gradativa veio crescendo em importância e procurando se adaptar para desempenhar o papel que teria sido destinada.

Toda a expansão comercial e militar das cidades aos poucos acontecia em toda a primeira metade do século, com o crescimento do papel administrativo do país. Com isto deverá ser considerado também que o chamado vice Rei do Mar e Terra do Brasil era um cargo mais de honoridade do que efetivo já que não contava com uma total autoridade na América Portuguesa, já que Lisboa sempre foi o verdadeiro centro de poder.

Foi em 27 de janeiro de 1769 que a cidade do Rio de Janeiro foi elevada a categoria de capital, e esta data foi promulgada e levada em conta como a elevação do Brasil Vice Reinado.