Todo o dia 4 de janeiro é comemorado o Dia Mundial do Braile, este é um sistema de leitura e escrita que permite e facilita que milhares de pessoas que possuem deficiência visual sejam leitoras de diversos gêneros, autores e também de materiais.

dia-mundial-do-braile

A técnica foi criada por Louis Braille, jovem cego francês, que criou a linguagem há mais de 200 anos. Ao criar este sistema de Braille, a escrita e a leitura por pontos em relevo, acabou por facilitar o acesso á informação, bem como a cultura e entretenimento das pessoas que não enxergam no mundo inteiro.

Aqui no brasil, temos a Fundação Dorina Nowill para Cegos, como a autarquia largamente reconhecida por ter o que é a maior Imprensa de Braile da América Latina, em uma capacidade de produção com impressão de larga escala, bem como de equipamentos de grande porte, recursos humanos especializados e acima de tudo, matérias primas especiais.

Muitas pessoas dizem que nos últimos 60 anos não existe no Brasil uma pessoa cega que esteja alfabetizada que não teve em suas mãos algum livro em Braille criado pela Fundação Dorina Nowill para cegos.

Curiosidades sobre o braile

Para quem é deficiente visual a leitura é tão importante quanto é para quem enxerga. Todos os textos que são escritos estão frequentemente presentes na vida das pessoas que visualizam através de outdoors, de manchetes, entre outras coisas, que poderão ser lidas nas bancas de jornais e de revistas, entre outras situações do dia a dia. agora as pessoas que são cegas acabam lendo apenas textos em braile que chegam ás suas mãos.

A comemoração da data objetiva a conscientização da população na importância das políticas públicas para inclusão de pessoas cegas através do sistema educacional brasileiro. Esta é uma comemoração que visa uma maior reflexão na empregabilidade dos mecanismos que venham a favorecer o desenvolvimento intelectual e social de pessoas cegas.

O Braille tem a composição de 64 sinais, estes que são gravados em papel em relevo. Estes sinais são devidamente combinados em duas filas verticais e justapostas, a uma semelhança de um dominó para o alto. A leitura acontece da esquerda para a direita.

Em Portugal por exemplo, há um estaque do papel do Núcleo para o Braille e meios complementares de leitura, onde no dia Mundial do Braille acaba organizando diversos eventos para celebrar esta data.