COMPARISIONS – COMPARATIVOS

Conceito

Em inglês há, pelo menos, duas formas diferentes de se fazer comparações, que variam de acordo com os adjetivos que se pretendem comparar – se eles são “longos” ou “curtos”.

Além das formas comparativas comuns, que comparam um objeto, uma situação ou um indivíduo com outro – She is taller than me (Ela é maior do que eu) – há também a categoria dos superlativos, que comparam um objeto, situação ou indivíduo ao conjunto restante – She is the tallest in the classroom – (Ela é a maior da classe).

Forma-se o comparativo da maioria dos adjetivos “curtos” acrescentando-se -er ao final do adjetivo e acrescentando-se –est ao final do superlativo.

old (velho)

large(estenso)

big (grande)

dirty* (sujo)

colf (frio)

small (pequeno)

older

larger

bigger

ditier

colder

smaller

oldest

largest

biggest

dirdiest

coldest

smallest

Note: observa-se que nos casos em que o adjetivo termina em “y”, na formação do comparativo e do superlativo, o y “cai” e completa-se com –ier ou –iest.

fast

hottest

youngest

tallest

Há algumas formas irregulares de comparativos e superlativos:

good (bom)

bad (ruim)

far (longe)

better

worse

farther

best

worst

farther

Usa-se um “adjetivo comparativo + than” quando comparam-se duas coisas diferentes.

Exemplos

Comparativos:

•Brazil is bigger than Sweden. (O Brasil é maior do que a Suécia).

•It is colder in Swiss than in Brazil. (É mais frio na Suíça do que no Brasil).

•Portugal is smaller than Brazil. (Portugal é menor do que o Brasil).

•Mexico is hotter than Sweden. (O México é mais quente do que a Suécia).

• I think my country is larger than Germany. (Eu acho que o meu país é mais extenso do que a Alemanha).

• My friend is younger than me. (Meu/minha amigo/amiga é mais novo/nova do que eu).

• The car is faster than bicycle.(O carro é mais rápido do que a bicicleta).

•The building is higher than my house. (O prédio é mais alto do que a minha casa).

•My cousin is older than me. (Meu/ minha primo/ prima é mais velho/velha do que eu).

•The helicopter is slower than the airplane.(O helicóptero é mais devagar do que o avião).

•I think milk with coffee is better than milk with chocolate.(Eu acho que leite com café é melhor do que leite com chocolate).

•I think milk with chocolate is worse than milk with coffee. (Eu acho que leite com chocolate é pior do que leite com café).

Superlativos:

• Kevin is my best friend. (Kevin é o meu melhor amigo)

•I think the war is the worst thing that exists. (Eu acho a guerra a pior coisa que existe)

•Rio Grande do Sul is the coldest state in Brazil. (O Rio Grande do Sul é o estado mais frio do Brasil).

•China´s population is the biggest of the world. (A população da China é a maior do mundo)

Formamos o comparativo da maioria dos adjetivos “longos” usando “more + adjetivo”