Os pais e mães adoram colocar defeitos nos videogames. Eles acham que os filhos passam tempo demais na companhia desta tecnologia e se esquecem de estudar e brincar ao ar livre. Muitos deles podem estar certos, mas outros, não. Os consoles promovem muito aprendizado! Mais além do que qualquer um de nós pode pensar que poderiam!

Por isso, utilizar um período do dia para jogar videogame pode ser ótimo, não só pelo lazer, mas por tudo que a criança e adolescente podem assimilar. Estudos mostraram que os videogames ajudam na capacidade de coordenação, além de aumentar o raciocínio e induzi-las a pensar, já que as estratégias não são simples.

No âmbito escolar, os games também podem trazer muito aprendizado. As empresas estão investindo em enredos inteligentes e históricos, ou seja, que de fato existiram! Assim, todo player pode jogar em algum período da história e aprender com ele.

Por que jogar games de História?

Os games de História no aprendizado

Muitos adolescentes são céticos quanto aos jogos que retratam momentos históricos. Eles pensam que por terem “conteúdo de escola”, o jogo será chato. Não poderiam estar mais enganados!

Você sabia que “Call of Duty” e “Battlefield” têm cunhos históricos? E eles são os mais famosos em termos de guerra, portanto, ter uma visão errônea sobre estes gêneros games somente diminui o seu leque de variedades de jogos para se comprar.

Confira abaixo algumas razões para apostar nestes ótimos games!

1# – Interagir com um ambiente histórico

A computação gráfica permite criar qualquer ambiente que desejam e com o máximo de detalhes que desejam! Por isso, os jogos que se passam em séculos passados são tão bonitos e parecem ser tão reais.

Você, como player, jogará em algum país ou civilização que sequer existe mais! Além disso, as roupas são diferentes, as pessoas, a interação e muito mais. É uma nova perspectiva, onde, mais do que ler livros, você presenciará, mesmo que simuladamente, o passado!

2# – Entender na prática o que um professor diz

Nossos educadores parecem falar grego ao longo do ano. Muito do que dizem parece ser impossível de ser compreendido! E não poderia ser diferente: é difícil imaginar tudo o que querem nos passar.

Com os games de história, você verá com os seus próprios olhos o que os professores querem dizer. Arquitetura, por exemplo, ficará muito mais fácil de ser entendida, pois você passará horas do mês jogando e vendo os diversos arcos e pilastras, entendendo muito mais facilmente suas diferenças.

3# – Tentar mudar o futuro

Outro ponto bastante interessante dos jogos que se baseiam na história é que você pode mudar o futuro, já que há a possibilidade de interagir com o meio. Isso é possível apenas em simulações, logo, é importante aproveitar esta oportunidade.

Em jogos de guerras, por exemplo, como Independência Americana, Primeira e Segunda Guerra Mundial, dependendo do país que você escolhe defender, você pode alterar a história positivamente ou negativamente.

O mais legal é que pode utilizar o que aprendeu na escola ao seu favor, como, por exemplo, não cometer os mesmos erros da Alemanha e ganhar a guerra!