Lei da Gravitação Universal de Newton (1642 – 1727)

Antes de falarmos sobre a Lei da Gravitação, vamos conhecer um pouco sobre Isaac Newton. 

Issac Newton (1643-1727), foi um grande cientista, embora reconhecido por físico e matemático, foi também astrônomo, filósofo e alquimista.
Ele foi o autor da obra Princípia, que tinha como conteúdo a Lei da Gravitação e consequentemente as formas gravitacionais.

Com isso podemos afirmar que Isaac Newton deu origem à lei da gravitação universal. Vejamos: 

Considerando dois corpos, vamos pensar que entre eles há uma força de atração chamada força gravitacional. É importante lembrarmos que essa força existe, pelo fato desses corpos possuírem uma massa. 

Para descobrirmos a medida da força gravitacional, devemos entender a seguinte Lei: 

“A força gravitacional entre dois pontos materiais possui uma intensidade diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa”.

Vejamos a ilustração: 

Como podemos observar na fórmula acima, existe uma constante representada por G, essa constante pode ser chamada de constante de gravitação universal ou de constante de Gauss. Se tratando do seu valor, podemos dizer que seu valor é dado por Cavendish, portanto: 

Onde G é não é dependente dos corpos que se atrai, nem da distância ou até mesmo do meio interposto entres dois corpos, sendo assim uma constante universal. 

Com isso podemos perceber que a força gravitacional é variável em relação à distância, igual à força eletrostática, contudo existindo um duas diferenças, vejamos: 

a) Com relação à força eletrostática, podemos dizer que ela pode ser tanto de atração, como de repulsão, já a força gravitacional, será sempre de atração. 

b) Com relação à força eletrostática, podemos dizer que ela é dependente do meio interposto entre os dois corpos, já a força gravitacional, não é dependente do meio.