Energia no campo gravitacional 

Energia potencial gravitacional 

Defini-se como energia potencial gravitacional, a forma de energia que é associada a uma posição relacionada com um referencial. 

Durante uma queda, a energia potencial gravitacional é transformada em energia cinética. 

Pensando em um campo que possui forças atrativas com uma intensidade da força de campo, representada por F, podemos dizer que ela é 
inversamente proporcional ao quadrado da distância representada por r, entre os dois corpos que se atraem, ou seja, F = K/r², onde K é considerada uma constante, que é a característica dos dois corpos adotados. 

Se na distância d entre dois corpos, a energia potencial do campo for nula, essa distância irá visar para o infinito Epot∞ = 0. Para mostrar que a energia potencial está associada com o campo de forças, usaremos: 

A energia potencial negativa significa que em qualquer ponto do campo elétrico, a energia potencial é menor do que no infinito.
Podemos dizer também que para mover os corpos que se atraem onde a energia do campo é zero, ou seja, para o infinito, é necessário que corpo externo do campo, proporcione energia aos corpos.
Portanto se considerarmos a energia potencial do campo como -20J, consequentemente um corpo externo irá proporcionar 20J da energia para levá-los para o infinito.
Através da Lei da Gravitação Universal de Newton, podemos perceber que o campo gravitacional no meio de dois corpos é considerado do tipo mencionado, onde   e com isso a energia potencial é fornecida através de: 

Expressão da energia mecânica de um corpo no campo gravitacional da Terra 
Vamos pensar em um corpo que possui uma massa representada por m, uma velocidade escalar, representada por v, que está uma distância r do centro de massas da Terra. 

Considerando M, como a massa da Terra, e G como a constante da gravidade universal. 

Para podermos descobrir a energia mecânica do corpo, devemos usar: