A chamada filosofia escolástica, que também pode ser chamada apenas de escolástica, é uma das vertentes do que ficou conhecido como filosofia medieval, tendo surgido durante o século IX no continente europeu e que seguiu até o Renascimento, no século XVI. Além de ser considerada como uma corrente filosófica, ela também pode ser considerada como um método de pensamento crítico.

Filosofia Escolástica: Conheça as principais características

Principais características da Escolástica

A Escolástica é uma corrente filosófica que é diretamente inspirada nos ideais dos filósofos gregos Platão e Aristóteles, mas uma boa parte das suas características possuem base no pensamento cristão. Dessa forma, ela é uma das correntes filosóficas que reflete sobre a aproximação entre a religião e a razão.

Os principais nomes da Escolástica tiveram que encarar uma intensa mobilização da sociedade como um todo referente ao conhecimento de questões metafísicas e das ciências naturais. Os principais nomes da Escolástica defendem que o combate às heresias, ao paganismo e à não aceitação de Deus ocorreria por meio da formulação de teorias racionais e do conhecimento científico.

Fases da Escolástica

Filosofia Escolástica: Conheça as principais características

A primeira fase desta filosofia foi caracterizada pela plena convicção da harmonia estabelecida entre a fé e a razão, advinda, principalmente, das ideias patrísticas. São pensadores marcantes dessa primeira fase Duns Scotus e Santo Anselmo (filósofo que elaborou, em sua época, um argumento ontológico que provaria a existência de Deus).

A segunda fase foi marcada pelo surgimento de problemas mais complexos nos sistemas filosóficos. Já a terceira fase foi caracterizada pelo início da decadência da Escolástica na Idade Média. Foi nessa época que o domínio e a expansão da Igreja Católica mostram-se demasiadamente rígidos, coibindo muitos aspectos dos estudos filosóficos e controlando todos os aspectos da vida intelectual e cultural na Idade Média.

Principais nomes da Escolástica

São Tomás de A quino é um dos principais nomes da Escolástica, sendo que sua filosofia ficou conhecida como Tomismo. Alguns pontos importantes levantados pelo filósofo são: Realidade sensorial; Princípio da não-contradição; Princípio da Substância; Princípio da Causa Eficiente, dentre outros.

Outros nomes importantes, que também se destacaram nesta filosofia, foi o de Alberto Magno e Santo Anselmo.