Filosofia é um tema que costuma passar batido pela maioria dos estudantes que estão se preparando para as provas como Vestibular e Enem. Mas este costuma ser um erro que custa algumas questões, uma vez que o assunto sempre é cobrado. A diferença é que a filosofia costuma aparecer em questões com outras disciplinas, como sociologia, história e geografia.

5 assuntos de filosofia para ficar atento no Enem

Com base nas edições passadas do Enem, confira alguns tópicos de filosofia que vale a pena dar uma boa revisada:

Ética

Este tema aparece de uma forma muito recorrente no Enem, tanto em questões como também em temas de redação. Até mesmo nas provas de exatas este é um tema que costuma dar as caras, como nas perguntas de biologia. Nessa área, existem outros assuntos que aparecem com uma certa frequência, como senso comum, o conceito de verdade e formação do indivíduo.

Filosofia política

O assunto aparece também em questões multidisciplinares, e exige que os candidatos, mais do que entendam o que é, saibam também o que está acontecendo no mundo. Por isso, este é um tema que deve aparecer nos estudos especialmente nas questões de atualidades. Alguns nomes também são importantes, como John Locke, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau.

Filosofia moderna

5 assuntos de filosofia para ficar atento no Enem

Dentro dessa área, que pode ser considerada um pouco mais abrangente, o Renascimento é cobrado em provas como o Enem, junto com outros temas que costumam pegar carona, como o racionalismo e o iluminismo Francês. Nesta área, dentre os nomes que vale a pena dar uma olhada nas semanas que antecedem as provas estão os de Rousseau, Galileu Galilei e Francis Bacon.

Filosofia antiga

Alguns temas que são considerados mais clássicos dentro da filosofia também aparecem no Enem, por isso é sempre uma boa fazer uma revisão naqueles assuntos considerados iniciais da área, que geralmente são apresentados no primeiro ano do ensino médio. Platão, Aristóteles e outros nomes aparecem nas provas.

Filosofia Contemporânea

Já estes são assuntos filosóficos que surgem nos dois últimos séculos, especialmente no contexto após a Segunda Guerra Mundial. Temas como existencialismo e nomes como Max Horkheimer, Theodor Adorno e Jürgen Habermas já foram cobrados em edições passadas.