Brasil fica em último no ranking sobre prestígio de professor
Pesquisa avalia como a população enxerga essa profissão.
Por Rodrigo Duarte
O Brasil aparece na última colocação em um ranking que tem como principal objetivo medir a o prestigio que a profissão de professor possui em uma determinada região. Os dados foram revelados pela Varkey Foundation, organização voltada para a educação e analisa 35 países neste assunto.

A fundação afirma que, globalmente, este é um momento em que a profissão do professor está ganhando em termos de prestigio, mas também afirma que o Brasil está indo na contramão. Nos últimos cinco anos, o Brasil acumula uma série de quedas no ranking, até aparecer na pior das posições neste ano de 2018.
Para chegar ao indicador, foram entrevistadas mil pessoas, de 16 a 64 anos, em cada país e mais de 5,5 mil docentes. No Brasil, apenas 9% acreditam que os alunos respeitam seus professores — na China, o líder, 81% veem esse respeito. O dado aparece em consonância com o fato de que só 20% dos pais brasileiros afirmam que encorajariam seus filhos a seguir a carreira — ante 55% dos pais chineses.

De uma forma geral, o relatório afirma que existe uma percepção clara da falta de respeito que os alunos acabam tendo para com os professores. Os salários baixos que são pagos para a profissão e uma carreira pouco segura também acaba surgindo como problemas que afetam diretamente a percepção das pessoas em relação a profissão.
O estudo também indica que o brasileiro subestima a jornada de trabalho da profissão. A sociedade estima uma carga horária semanal média de 39 horas, ante o relato dos professores de uma média de 48 horas. Segundo a pesquisa, essa percepção é forte nos países latino-americanos e se diferencia de países como Finlândia, Canadá e Japão, onde os docentes trabalham menos horas do que a percepção de suas comunidades.
O relatório também afirma que a valorização dos professores está diretamente relacionada ao desempenho que os estudantes acabam tendo em testes como Programa de Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).

Como lidar com alunos com alfabetização deficiente
3 maneiras eficazes de ganhar o respeito dos alunos
Como ensinar a diferença de rua e bairro?
Como aplicar uma boa prova de recuperação
Saiba como abordar o setembro amarelo nas escolas