Algo que os professores costumam enfrentar com uma certa frequência dentro de sala de aulas são turmas que acabam sendo mais agitadas do que a média. Geralmente são determinados tipos de estudantes com perfis que, quando colocados na mesma sala, acabam tornando o processo de ensino uma tarefa ainda mais complicada.

5 dicas para acalmar turmas infantis agitadas

Confira algumas dicas para que os professores possam tentar acalmar as turmas mais inquietas:

Crie atividades para gastar a energia da turma

Muitas vezes as turmas acabam ficando mais agitadas quando os estudantes estão com excesso de energia acumulada. Neste caso, pode ser interessante pensar em algumas atividades que possam acabar sendo feitas em ambientes externos. Eles podem ficar um tempo realizando alguma atividade mais lúdica e depois podem retornar para dentro da sala de aula.

Coloque música dentro de sala de aula

Uma dica interessante é tentar criar atividades que possam ser trabalhadas com música. A dica aqui é criar uma lista de músicas que podem estar, de alguma forma, com os assuntos que estão sendo abordados. Depois disso, coloque toda a criançada para dançar, fazendo com que elas gastem a energia também.

Brinque de Estátua

Uma atividade interessante que também pode ser feita dentro da sala de aula é a famosa brincadeira de Estátua. Quando a proposta for a turma ficar focada em uma tarefa, informe aos alunos que às vezes você gritará “Estátua”, e eles terão que ficar parados no lugar. Podem ser oferecidos alguns incentivos para que os estudantes tenham mais vontade de participar da brincadeira.

Trabalhe a importância da concentração

5 dicas para acalmar turmas infantis agitadas

Os professores devem sempre chamar a atenção da turma para aqueles alunos que conseguem ficar mais concentrados e realizam as atividades propostas pelos professores. Os professores podem convidar a turma a se inspirar nos estudantes que conseguiram realizar as atividades propostas.

Exalte as boas atitudes

Ao invés de chamar a atenção dos estudantes apenas pelos problemas e, dessa forma, criar um ambiente mais pesado para as crianças, o ideal é que os professores sempre exaltem os bons exemplos e boas atitudes. Tente sempre lembrar a turma dos momentos nos quais elas conseguem se destacar para resolver problemas e seguir as tarefas propostas.