Uma das primeiras coisas que pais e professores pedem para os jovens quando eles precisam estudar é que eles realmente se mantenham longe das redes sociais. Até mesmo em virtude do grande poder que estes serviços acabam tendo de realmente fazer com que as pessoas fiquem muito tempo diante de um conteúdo que nem sempre pode ser interessante do ponto de vista educacional.

Redes Sociais: Saiba como utilizar estes serviços a favor dos estudos.

Mas, assim como acontece com boa parte do que pode ser considerado como tecnologia, elas também podem acabar sendo utilizadas em prol dos estudos, desde que seja utilizada da forma correta.

Confira algumas dicas para conseguir se utilizar das redes sociais em prol dos estudos:

Seguindo perfis referência

Assim como as redes sociais contam com conteúdo apenas focado no entretenimento, também existem muitos perfis que são completamente focados em ensinar coisas diferentes para as pessoas. Por isso, comece a seguir perfis de pessoas que se consideram e realizam um trabalho de influenciador estudantil. Procure aqueles que conseguiram alcançar objetivos próximos aos seus e que utilizam isso como exemplo para ajudar os demais.

Interaja com outros usuários

Redes Sociais: Saiba como utilizar estes serviços a favor dos estudos.

Os próprios usuários de redes sociais também podem acabar se tonando muito interessantes para ajudar as pessoas e estudar. Existe um perfil de usuário que é o de “coach” e que costumam postar desde incentivos mais amplos, como mensagens de motivacionais, até dicas valiosas para lidar com determinados problemas e desafios.

Busque por determinadas hashtags

As hashtags podem ser muito interessantes para que as pessoas busquem um conjunto de postagens de determinados assuntos. Um bom exemplo dentro do Instagram é buscar por #studygrans, que costuma publicar resumos, dicas de estudos e rotina, para que você possa conhecer diversas maneiras diferentes de estudar. Pode ser que o usuários se identifique com algum destes perfis.

Se distraia

Também é importante utilizar as redes sociais para conseguir se distrair um pouco. Caso as pessoas tenham dificuldade de controlar o tempo, existem alguns aplicativos que ajudam a controlar este tipo de comportamento. Mas, em alguns casos, um simples temporizador no celular pode ajudar a controlar uns 15 minutos de distrações nas redes.