“Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”. Está aí uma frase curta e direta, encontrada em um gibizinho do Homem-Aranha, mas que traz informações que a gente pode levar para a vida. E quando eu digo vida, inclua aí também a vida profissional.

O papo é sério hein! Você aí que vai escolher uma profissão, que vai prestar vestibular e em breve vai fazer entrar no mercado de trabalho, já deve saber que com dinheiro no bolso também vem grandes responsabilidades.

Por isso, é aí que entra essa tal de Educação Financeira. Ela é a sua amiga que vai colocar a mão no seu ombro e dizer como e quando deve ser a hora de poupar, a hora de investir, a hora de fazer a viagem dos seus sonhos, enfim, como controlar as suas finanças.

Porém, antes de mergulhar no assunto eu já vamos avisando: Educação Financeira não se trata apenas de economizar. Nada disso! A questão não é fechar a carteira para todo o sempre, mas sim, equilibrar gastos e economias diárias.

Educação Financeira

Administrar bem para sempre ter dinheiro no bolso

A vida profissional tem lá as suas dificuldades, pois você vai descobrir isso depois que adquirir o seu diploma e encontrar um trabalho. A má notícia é que aquelas histórias sobre estresse e preocupações diárias são verdadeiras.

A excelente notícia é que, diante das boas práticas de Educação Financeira, é possível viver bem, com o mínimo de preocupação. Tudo isso conseguindo equilibrar os gastos básicos do dia a dia e vendo sobrar uma graninha para o cinema no final de semana.

Ou seja, sabendo quanto e quando gastar e poupar dá perfeitamente para conciliar a vida profissional com o lazer. Afinal, assim como diz no filme “O Iluminado” de 1980: “Só trabalho, sem diversão, faz do Jack um bobão”.

Agora, piadinhas à parte, vamos falar sério. Economizar é preciso, por isso, vai aqui 4 dicas bem simples para você aplicar a Educação Financeira na sua vida. Confira a seguir.

Dinheiro no Bolso

1. Tenha um bom planejamento

“OK, eu sei, o primeiro passo é entrar no mercado de trabalho”, mas as metas não podem acabar aí. É importante sempre buscar algo mais para crescer profissionalmente.

Por isso que um bom planejamento se torna um elemento de grande importância para a sua vida profissional. Um exemplo disso pode ser um empreendedor que pretende construir um site para garantir uma melhor presença online para a empresa.

Esse empreendedor, antes de efetuar os primeiros cliques para criar o site, já deve saber o quanto ele vai investir em uma hospedagem de site, por exemplo. Se for um site institucional, uma hospedagem de sites compartilhada pode tranquilamente dar conta do recado.

Caso o empreendimento seja um e-commerce é bom ele investir em uma hospedagem VPS, que oferece um bom espaço em disco e possui todos os recursos para um bom desempenho da loja online.

Saber quanto e quando vai investir só é possível para quem já tem um objetivo em mente e tudo planejado.

Hospedagem de Sites

2. Esteja preparado para enfrentar imprevistos

Na teoria, os planos sempre dão certo, tudo acontece de acordo com o esperado, o time do coração sempre vai ganhar o campeonato e o herói vai beijar a mocinha na última cena.

No entanto, na vida real nem sempre as coisas funcionam assim. Entre as metas que você estabeleceu ainda antes de terminar o ensino médio, saiba que irão surgir alguns percalços pelo caminho.

Instabilidades na economia do país, algum problema de saúde, o aluguel caro de uma nova moradia. Esses são alguns dos “espinhos” que aparecem para qualquer um que pisa no terreno da vida adulta.

Para passar por esses desafios é bom ter sempre na cartola um plano B, uma reserva de dinheiro que você mantém apenas para emergências. Sendo assim, um dos pilares da Educação Financeira é sempre ter um pouco guardado, pois “vai que…”.

Reservas de Dinheiro

3. Deixe que a tecnologia ajude você

Você aí que vive cercado de aplicativos e está por dentro de tudo quanto é bugiganga lançada no mercado, saiba que existem softwares que auxiliam na sua Educação Financeira.

Um deles é o Organizze. Ele tem todas aquelas características que você sabe que um bom aplicativo deve ter, ou seja, é intuitivo e responsivo e isso quer dizer que é fácil de usar e roda em qualquer dispositivo.

Além disso, no quesito aplicativo de finanças, o Organizze ajuda você a controlar os seus gastos, visualizar as contas a serem pagas e ainda traz relatórios das suas contas.

Não custa lembrar que há também outros aplicativos semelhantes, tais como o Spendee, o Expense IQ e o Guia Bolso.

App Guia Bolso

4. Se mantenha atualizado

Informação é o que não falta nos dias de hoje. O Youtube, os blogs, e-books e redes sociais estão aí para isso.

Portanto, se você quer aprender mais sobre Educação Financeira, saia um pouco dos vídeos engraçadinhos e memes e se atualize sempre diante de novas dicas. Afinal, a vida adulta está logo ali!

Canais sobre Finanças no Youtube

Conclusão

Escolher uma profissão faz parte da vida de quem está concluindo o ensino médio. Se você aí faz parte desse time de quem ainda está dando os passos iniciais para a vida profissional, é importante saber como a Educação Financeira pode te ajudar.

Por isso, sigas essas dicas e veja como é possível balancear sem erro os seus gastos do dia a dia. Ah! E não se esqueça de compartilhar esse post com seus amigos e contatos.