A maioria dos especialistas afirmam: a quarentena deve ser utilizada pelos estudantes para que eles deem continuidade aos seus estudos. Muitas instituições estão oferecendo aos alunos a possibilidade de realizarem uma série de atividades na modalidade de ensino à distância, mas a grande maioria das escolas, especialmente as públicas, não contam com este recurso.

Este pode ser um problema, especialmente para os alunos que estão atualmente no terceiro ano do ensino médio e que se preparam para o Enem e também para os vestibulares das universidades para as quais pretendem obter uma vaga.

Por isso, a dica é tentar criar uma rotina em casa para continuar estudando. E a tecnologia ajuda muito nos dias de hoje. Confira algumas ferramentas interessantes e gratuitas que ajudam nos estudos em casa:

Google Classroom

4 ferramentas gratuitas que ajudam nos estudos em casa

A ideia do serviço é simular basicamente uma sala de aula virtual, para que os professores postem conteúdos que possam ser seguidos pelos alunos. O professor pode criar turmas e postar atividades e conteúdos para estudos. Os alunos também podem organizar grupos de estudos independentes através dessa ferramenta.

Google Drive

Uma outra solução gratuita do Google muito interessante para os alunos. Ele oferece uma plataforma que permite o armazenamento de uma série de arquivos diferentes, tais como textos, imagens, PDFs, dentre outros. Também permite o compartilhamento e a edição em tempo real dos arquivos com mais de uma pessoa.

Grupos de Whatsapp

4 ferramentas gratuitas que ajudam nos estudos em casa

É possível utilizar este que é o aplicativo de troca de mensagens mais famoso do mundo para estudar. Uma dica é criar grupos de estudos com os colegas e trocar informações, compartilhar materiais, tirar dúvidas, etc. O Whatsapp também pode ser utilizado no computador, o que ajuda ainda mais que deseja estudar.

Videoaulas

O Youtube conta com uma grande quantidade de videoaulas disponíveis sobre os mais variados temas e que podem ser acessadas de uma forma completamente gratuitas. Os estudantes podem pegar o conteúdo programático de uma determinada matéria e fazer uma lista apenas com vídeos sobre aquele tema.