Uma das principais universidades do mundo e a mais importante de Portugal, a Universidade de Coimbra anunciou que mais de 600 vagas foram abertas aos estudantes brasileiros que desejam estudar em suas dependências.

No entanto, o que mais chamou a atenção da mídia e dos estudantes brasileiros foi o fato de que essa importante instituição de ensino superior lusitana anunciou também que as notas obtidas no ENEM passam a valer para o seu processo seletivo.

Vagas na Universidade de Coimbra

De acordo com o anúncio feito pela Universidade de Coimbra, as vagas oferecidas são para pelo menos 34 cursos de licenciatura e para outros 10 de mestrado integrado, o que chama a atenção, mais uma vez, para a abrangência do anúncio.

Ao todo, são 613 vagas, o que significa um número menor do que as 630 vagas anunciadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mas ainda assim, se mostra um número considerável.

Universidade Coimbra ENEm

No entanto, o que mais chamou a atenção de todos foi o fato de que as notas do ENEM passam a ser consideradas no processo seletivo da Universidade de Coimbra, o que animou muitos estudantes brasileiros interessados em estudar fora do país.

Segundo informações da própria instituição portuguesa, o processo seletivo que levará o aluno a ingressar no próximo ano letivo, que terá início em setembro de 2014, irá contar com as notas do ENEM, desde que o aluno tenha participado de alguma das seguintes edições do Exame Nacional do Ensino Médio: 2011, 2012 ou 2013.

Cursos na Universidade de Coimbra

De licenciatura, que são os mais numerosos, a Universidade de Coimbra oferece os seguintes aos estudantes brasileiros: Direito, Biologia, Matemática, Química, Engenharia Informática, Jornalismo e Relações Internacionais, entre outros.

No que tange aos cursos de mestrado integrado oferecidos aos estudantes brasileiros, estão os seguintes: Engenharia, Arquitetura, Psicologia, Medicina Dentária e Ciências Farmacêuticas, entre outros.

Universidade de Coimbra

Para quem ainda não sabe dessa informação, a tradição da Universidade de Coimbra reside no fato de que ela é a mais antiga instituição de ensino superior lusófona de todo o mundo. E toda a sua tradição também é lembrada quando se fala de qualidade de ensino.

A Universidade de Coimbra foi a primeira instituição de ensino superior a aderir ao ENEM como critério para participação em seu processo seletivo, e o Ministério da Educação brasileiro torce para que seja a primeira de muitas outras a fazer a mesma coisa.