Para muita gente, a notícia de que a TV Cultura foi considerada a 2ª melhor emissora do mundo talvez não seja novidade, já que a querida emissora paulista sempre esteve entre as mais bem avaliadas pelos espectadores, mesmo com isso não se traduzindo, muitas vezes, em bons números no Ibope.

Querida de muitos, a TV Cultura sempre primou por uma programação diferenciada, com jornalismo independente (apesar de ser uma emissora pública), bons documentários e uma programação infanto-juvenil de alta qualidade e criatividade.

Por esses motivos a emissora sempre foi muito bem avaliada pelos espectadores, o que sempre a colocou como uma espécie de referencia, especialmente por ter uma programação mais voltada à qualidade do que preocupada com bons índices no Ibope.

Segundo uma pesquisa encomendada ao renomado e respeitado instituto britânico Populus pela rede de televisão BBC, a TV Cultura é considerada como sendo um canal com boa qualidade de programação por 76% dos brasileiros.

Isso coloca a TV Cultura como sendo a mais bem avaliada do Brasil nessa pesquisa, e acaba por colocá-la como a 2ª mais bem avaliada do mundo, ficando atrás apenas da BBC One, que foi bem avaliada por 79% dos entrevistados britânicos.

Apesar de não ter havido comparação entre as programações de canais de televisão de diferentes países, a constatação de que a TV Cultura é a 2ª melhor emissora do mundo fica por conta do ranking, que colocaria o resultado da avaliação desses canais por parte de seus respectivos espectadores.

TV Cultura

Colocado dessa forma, a TV Cultura perde apenas para a BBC One, sendo a emissora brasileira mais bem avaliada, bem acima das outras.

E a explicação para tamanha diferença de avaliação é apenas uma: qualidade de programação, que é muito mais preocupada com a informação e com a qualidade do produto do que com a sua aceitação ou com os índices de Ibope.

E é justamente por esse motivo que emissoras muito preocupadas com Ibope sequer aparecem na pesquisa.

Mas o que mais chamou a atenção nessa pesquisa foi a avaliação da maior emissora brasileira, a Rede Globo, que foi considerada a pior para 29% dos entrevistados, o que é um número que não foi repetido por nenhuma das outras emissoras. Para esses entrevistados a programação da emissora carioca é de má qualidade (apesar do famoso “padrão Globo de qualidade”).

Em contrapartida, para 59% dos entrevistados, a Rede Globo ainda é considerada uma boa opção, o que se explica pelos índices de audiência, que a colocam como líder de audiência há anos no país.

Ainda segundo essa pesquisa, para apenas 4% dos entrevistados brasileiros, a programação da TV Cultura pode ser considerada como sendo de má qualidade. Isso também a colocou como sendo a que teve o menor número de pessoas que a consideraram como sendo uma emissora ruim.

A pesquisa, segundo informações do instituto Populus, ouviu cerca de 500 pessoas em cada um dos países onde foi realizada (foram 14 países ao todo). Essa pesquisa foi realizada entre 30 de setembro e 7 de outubro do ano passado.