O que é o Horário de Verão?
Por Mariana Sousa
, atualizado em
Muita gente pensa que o horário de verão é uma adaptação brasileira e que só acontece em nosso país. Na verdade, tal modalidade de redução do consumo de energia foi desenvolvida faz muito tempo. Foi o ano de 1784, quando Benjamim Franklin propôs a introdução do horário verão logo que começou a I Guerra Mundial.
E nada mais é do que uma forma de adiantarmos o relógio, porém com o propósito claro de reduzir o consumo de energia elétrica, deixando a luz do dia fazer com que tenhamos um dia mais longo.
Hoje, mais de 30 nações já utilizam o horário de verão. A quantidade de horas a ser atrasada depende de cada país. No Brasil, por exemplo, o atraso é sempre de 1 hora.
As localizações geográficas também interferem na definição de horas que serão adiantadas ou atrasadas. Até mesmo a época do ano em que se deflagra o horário de verão passa por avaliações técnicas. O Brasil altera o relógio nos meses de outubro a março. Já nos países do hemisfério norte, o horário de verão passa a valer entre março e outubro. Assim, a quantidade de horas acaba sofrendo variação em cada país.
Alguns dos países que já adotam o horário de verão: EUA, México e Canadá (com exceção de parte do norte do México e sul dos EUA, algumas regiões do Canadá, que já fizeram uso do horário de verão, mas não com tanta frequência), Europa, Rússia e norte da China, Egito, Namíbia, Austrália, Israel, Cuba, Brasil, Chile, Ilhas Malvinas, Paraguai, Palestina, Turquia, Tasmânia também já testaram a modalidade.
Resumo:
Benefícios e reclamações
Quando foi adotado na I Guerra Mundial, a Alemanha conseguiu benefícios com o horár
io de verão, especialmente na redução de energia e economia do carvão usado como combustível naquele período.
Em 1907 foi a vez do estudioso Willian Willet convocar a população inglesa para um “Waste of Daylight”. Nessa convocação, ele propôs que os ingleses adiantassem o relógio em 20 minutos aos domingos ao longo de todo o mês de abril e também atrasassem no mês de setembro, ao longo de todos os domingos. No Brasil, o horário de verão vem sendo adotado desde o Governo Vargas, em 1931, mas de forma descontinuada em algumas regiões.
Muitas pessoas discordam do horário de verão. Outras, conseguem observar benefícios. Em tempos de crise energética no Brasil, a adoção de medidas como essas pode ser extremamente importante para que a população não sofra ainda mais.

Pesquisa indica que pets podem aliviar estresse de isolamento na pandemia
Conheça algumas ‘invenções malucas’ que só existem na Coreia do Norte
Você lida bem com sua postura corporal?
Aquecimento global pode agravar pobreza, diz Banco Mundial
Por que as pessoas têm medo de palhaço?