Todo ano é a mesma loucura e sempre nos perguntamos como o ano passou depressa!  Nunca temos tempo para a correria do final de ano, as compras de natal, as comemorações, a confraternização na empresa e com os amigos. Mas entre tudo isso, não pode deixar de acontecer a brincadeira do Amigo Secreto. Ela já se tornou uma tradição entre os brasileiros.

Origem do Amigo Secreto

Na verdade, não se sabe ao certo como tudo começou. Quando criamos uma brincadeira o importante é que todos participem e que seja muito divertida. Quanto mais divertida, melhor. Dessa brincadeira, muitas outras podem ser criadas com variações, mas o intuito é sempre a diversão, o brincar, o reunir e o estar junto.

Dizem que essa tradição surgiu há muito tempo, na Grécia antiga, quando os gregos presenteavam pessoas influentes escolhidas aleatoriamente em algumas datas festivas. Outros dizem que a tradição surgiu por volta do século XVIII, pelos povos nórdicos que trocavam presentes para celebrar o pacto com deuses. Já outra versão mais recente é que a brincadeira teria surgido nos Estados Unidos por operários que queriam presentear os amigos na confraternização de fim de ano, mas nem todos eram tão amigos assim. Foi então que criaram a brincadeira onde os presenteados eram escolhidos por sorteio evitando as preferências.

Mas o que realmente importa é que a brincadeira se popularizou e, atualmente, todos os povos brincam de Amigo Secreto.

Amigo Secreto

É uma brincadeira que reúne adultos e crianças, todos podem brincar. Ninguém fica de fora! O sorteio é uma diversão tem todo um suspense no ar. Recadinhos podem ser deixados para o amigo dando pistas de quem seja, ou ajudando na escolha do presente. Para criar um suspense ainda maior você pode inventar um codinome, assim ninguém vai saber quem é quem. Vale tudo!

Essa brincadeira virou tradição natalina e é realizada nas empresas, nas escolas, com os amigos e com os familiares. Basta ter uma data festiva para que o amigo secreto ganhe novas versões como Amigo Chocolate na páscoa, Amigo secreto Lingerie (entre as amigas), Amigo da Onça, o Amigo Secreto Elefante Branco e até mesmo o Amigo Secreto Virtual.

Cada participante não deve ser forçado a participar da brincadeira. Tudo não passa de uma diversão espontânea e democrática. Brinca quem quiser participar!  Uma pessoa começa a trocar os presentes descrevendo as características do amigo e os demais tentam adivinhar. Assim todos participam e a diversão é garantida!