Criar os filhos não é uma tarefa nada fácil e ela deve ser cumprida a dois. O papel do homem moderno nessa parceria é fundamental e de grande relevância.

No século passado, o homem ainda tinha o conceito de prover a família e a casa; a criação dos filhos e os cuidados com o marido era de responsabilidade da mulher. Esse terrível cenário começou a mudar, mas muitas famílias, principalmente, no interior desse país, ainda pensam dessa forma. Pais entendiam que precisavam trabalhar para ganhar dinheiro, já era o suficiente para a nossa educação. A mulher sempre teve uma responsabilidade maior na educação dos filhos.

Pais contemporâneos

Pais Contemporâneos

Alguns pais contemporâneos estão presentes e vivenciam o dia a dia dos filhos, participando de brincadeiras, reuniões escolares, ajudam em casa e participam ativamente das atividades do lar. Esses pais aprenderam o principal: não deixar faltar nada de material é muito importante, mas essencial é o contato com os filhos, o carinho, a atenção e o ato de abraçar e beijá-los, ou seja, participar ativamente do seu cotidiano. Toda criança gosta e precisa de afeto e atenção.

Não existe um modelo perfeito de pai ou de mãe, mas as crianças precisam de ombros amigos, para crescerem de forma saudável emocionalmente.

A mãe continua sendo aquela pessoa que protege e cuida, e o homem perdeu a força da autoridade para ganhar força na admiração e no respeito.

Pais na sociedade atual

Com o avanço da tecnologia, as crianças estão cada vez mais interagindo com o mundo virtual e com o acesso a informação. Elas estão aptas a manusear o equipamento com clareza e com destreza, que muitos pais ainda não possuem. Dessa forma, é preciso que os pais observem os seus filhos mais de perto, se preocupem com o conteúdo que está sendo acessado e de que forma o meio tecnológico está sendo benéfico na vida de seu filho.

A autoridade dos pais não é vista pelos adolescentes como antes pelos nossos pais. É preciso que ao invés de autoridade, estipulemos aos nossos filhos, limites e respeito ao próximo.

Com a inclusão das mulheres no mercado trouxe um aumento na renda da família ou, em muitos casos, elas saem para o ganho da única renda familiar! Tanto o pai quanto a mãe precisam estar emocionalmente confortáveis nessa situação que muitas vezes é passageira. O importante é que cada um exerça o seu papel de forma respeitosa e harmônica para todos.