Diariamente, diversas crianças sofrem abusos. Seja por alguém na rua, familiares, amigos da família, padrastos e até mesmo alguns adolescentes, elas geralmente são “seduzidas” por algum brinquedo, doce ou itens do gênero.

Os mais velhos se aproveitam da inocência da criança e cometem essa atrocidade, que causa diversos problemas físicos e psicológicos na vida dos pequenos.

Depressão

Boa parte dessas crianças começam a sofrer de depressão após o ocorrido. Geralmente com vergonha ou com medo de que ninguém acredite em sua história, ela convive com aquele trauma e o guarda só para si, fazendo com que se torne uma pessoa ainda mais retraída e desconfiada de todos ao seu redor.

Por isso, o diálogo entre pais e filhos é tão importante. Uma criança que sofre abuso precisa receber todo o carinho da família, além do apoio deles e de um psicólogo, para tentar tirar esse trauma e reabilita-la para uma vida sem medos.

Consequências físicas e psicológicas de crianças abusadas

Atraso no desenvolvimento

Graças ao nervoso passado, a criança pode ter dificuldades no desenvolvimento motor, mental e físico. Ela pode começar a ter dificuldades na escola e em seu aprendizado, e por isso merece receber atenção especial, tendo direito de aprender no seu tempo, recebendo a assistência necessária.

É comum também que a criança deixe de comer e queira comprimir certas partes de seu corpo em roupas menores ou mais largas, com medo de chamar a atenção das pessoas graças ao seu desenvolvimento. Este é mais um caso que só o apoio constante e o atendimento psicológico podem auxiliar.

Pesadelos e traumas

A criança abusada pode sonhar constantemente com os fatos acontecendo novamente, além de ter traumas no futuro na hora de se relacionar com outras pessoas, inclusive socialmente.

Como consequência, essa criança pode querer não sair mais de casa, fazer xixi na cama todas as noites e não querer ter contato com mais ninguém, nem com os amiguinhos da escola. Isso só mudará com o tempo, recebendo carinho de quem necessita e com o esforço dos pais, amigos e familiares para mostrar que o mundo não está rodeado apenas de monstros e que podem sim, existir pessoas boas ao nosso redor.

Criança Abusada

Denuncie

Esses absurdos não podem continuar acontecendo, e os pedófilos não podem ficar impunes. Precisamos coloca-los atrás das grades e evitar com que novas atrocidades aconteçam com mais crianças.

Por isso, não tenha receio de denunciar essas pessoas. Entre em contato com o disque 100 e faça sua denúncia. O importante é preservar a vida, a inocência e integridade de nossas crianças, que merecem ser crianças, e não objetos de pessoas de má índole. A justiça precisa ser feita mesmo que se trate de um familiar.

Dê voz ao seu filho, seu sobrinho ou primo. Ouça o que ele tem a dizer e evite esses traumas que geram cicatrizes para todo o resto de suas vidas. Faça a diferença hoje e nos ajude a construir um futuro melhor, tanto para nós quanto para as crianças de hoje e as de amanhã!