A infância é uma das fases mais importantes na vida de uma pessoa. É nela em que se aprendem a maioria das coisas que levaremos para o resto de nossas vidas, mas também é a época em que devemos ter nossas melhores lembranças e vivido os melhores momentos.

E para isso, é preciso que a criança tenha o direito de ser criança de verdade, onde ela possa brincar, se divertir e não ter grandes responsabilidades.

Crianças adultas

A tecnologia e seus avanços foram excelentes para diversos itens, mas também trouxe consigo alguns perigos. Podemos observar na tv, revistas e principalmente na internet uma “adultização da infância”.

As crianças tendem a imitar o que veem, o que podem trazer sérias consequências. O mundo da música traz letras e coreografias pesadas atualmente, por isso foque em manter seu filho longe disso, ouvindo e assistindo apenas aquilo que é condizente com sua idade.

Os perigos da tecnologia

Como trazer segurança às crianças

Se seu filho gosta de passar horas na frente do computador e do smartphone, fique atento: observe com quem ele está conversando, observe suas fotos nas redes e não permita que ele faça nada sem sua autorização.

Infelizmente, a pedofilia é uma realidade e em nosso país os crimes digitais costumam demorar para serem resolvidos, o que é um prato cheio para os pedófilos, que se escondem tranquilamente por trás das telas. Ter cautela é essencial para manter seu filho protegido desses casos graves.

Cautela na escola

As crianças podem ser muito maldosas umas com as outras. Por isso, faça questão de estar presente em reuniões e em tudo aquilo que lhe for solicitado na escola, nas atividades extras e todos os outros locais que seu filho frequentar e você não estiver por lá.

Muitas crianças sofrem bullying e por medo, não contam aos pais por medo de sofrer represália dos amiguinhos depois. Porém, se isso não for resolvido cedo, pode causar sérias consequências com o passar dos anos, chegando até a depressão.

Preste atenção no que ele diz

segurança crianças

Por acharem que nenhum adulto irá acreditar nelas, muitas crianças guardam problemas relacionados aos amigos, escola ou até mesmo com familiares. Evite isso dando espaço para que a criança expresse seus sentimentos, seus problemas, seus medos e anseios.

Isso é importante para que ele saiba que é possível ter um elo de confiança entre você e ele, o que consequentemente evita com que ele guarde segredos e acontecimentos graves, se for o caso.

O amor é a resposta!

Todo ser humano precisa de amor. E com as crianças não é diferente. Além de mostrar que ela pode e deve confiar em você, passando a segurança que ela necessite, demonstre amor e carinho. Passe momentos de qualidade com ele, divirtam-se, sorria, ouça suas histórias, conte a ele as suas.

Estabeleça uma relação de carinho, respeito, cumplicidade e compaixão. Isso fará com que ela viva uma infância mais segura, plena e feliz e consequentemente, se torne um adulto mais seguro de suas atitudes no futuro.