Como é difícil e árdua essa função dos pais de buscarem sempre o melhor para nossos filhos. E quando o assunto é educação, a situação fica ainda mais difícil. É uma busca inconstante e não podem falhar nesse momento, pois é o futuro do filho.

É preciso escolher a melhor escola, próximo da moradia ou do trabalho para que o acesso seja adequado e que tudo saia como o planejado. Começo de ano é sempre a mesma correria e contas a pagar.

Por trás dessa escolha existe um sonho, um ideal, uma busca constante, uma realização pessoal e profissional.

É preciso pensar que educação desejam para os filhos? Qual o trabalho que está sendo realizado na formação de educadores? Qual é o papel fundamental da escola? É preciso pensar a quem queremos formar e para quê? Como educar?

São muitas as perguntas às quais queremos respostas e nem sempre é fácil, mas quando se tem um ideal todos os caminhos levam a um destino certo.

Qual a melhor educação?

O que entendemos por melhor educação? Uma escola cara, com vários equipamentos, monitores, excelente tecnologia e professores qualificados? Como se dá essa qualificação do profissional que formará seu filho?

Para tudo que fazemos e queremos deve-se ter motivação, ou seja, um motivo que nos impulsione, que nos dê prazer e ao mesmo tempo satisfação. Não adianta formar professores sem o talento de educar.

A educação tem a finalidade de atender as pessoas, criar possibilidades para o desenvolvimento e transformação pessoal, que beneficie a todos e que seja agente transformador e formador de uma sociedade. Deve-se começar pelo “eu” para se atingir ao “todo”. Atender as necessidades da formação humana, respeitar cada ser como único, suas individualidades e experiências.

Melhor Educação

O papel do educador

Deve-se existir uma troca de conhecimentos em que o educador ao mesmo tempo em que educa, aprende. Um educador deve dedicar-se a atender as necessidades da formação humana em todos os sentidos, ou seja, ético, moral, afetivo e intelectual. É necessário mais do que gostar do que se faz, mas amar o que se faz e amar ao próximo. É preciso a valorização do profissional mostrando sempre a importância do seu trabalho. O educador tem a missão de construir um relacionamento de confiança, respeito, responsabilidade, dedicação, coerência, vontade e determinação em cada aluno respeitando sempre os limites individuais de cada um.

O papel do aluno

O papel do aluno é de desenvolver todas as suas necessidades, de transformar o seu sonho em realidade, de aproveitar todos os momentos para a conquista dessa realização. Estudar muito e se aprimorar buscando o conhecimento.

O papel dos pais

A busca pela educação vai além da escola, deve-se ter dentro de cada indivíduo o que se quer, e o que se deseja criar. Cada ser humano possui suas próprias opiniões. Se quisermos ensinar valores é preciso que esses valores estejam bem claros dentro de cada um de nós. Educar é mais do que ser e fazer é falar e demonstrar em atitudes. Suas atitudes refletem como um espelho.

Nem toda tecnologia do mundo pode substituir um bom educador.