Muitas pessoas se eximem da responsabilidade de uma boa leitura por pensar que isso demandará muito tempo e poderá comprometer outras atividades e responsabilidades do seu dia a dia. Entretanto, sabemos que a leitura é fundamental para o crescimento cognitivo, estímulo do cérebro, maior aprendizado e pode ser uma forma de adquirir novos conhecimentos e se distrair em momentos de grande cansaço e pressão emocional e psicológica.

Para tanto, existem muitas técnicas de leitura que podem ser desenvolvidas e garantem que você ganhe fluidez e mais velocidade na hora de ler, de modo que a leitura torne-se mais rápida e ainda assim muito prazerosa. A leitura dinâmica é uma dessas técnicas e trata-se do condicionamento cerebral para que absorva apenas o conteúdo relevante de um texto e consiga visualmente fazer uma varredura do conteúdo, sem deixar que nada importante passe batido, mas que você também não perca tempo com informações e frases sem importância para a compreensão geral.

Dicas de como ler um livro por mês

Ler livro

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você consiga ler um livro por semana aprendendo algumas técnicas e ampliando sua capacidade cognitiva com facilidade e prazer.

• Estabeleça metas e adote uma rotina: depois de escolher o livro é importante que você analise a sua dimensão e se condicione a separar um período de cada dia para se dedicar a leitura e cumprir sua meta diária de páginas sem dar espaço para a preguiça, nem adiar a leitura. Isso é essencial para que você adquira ritmo e leia com mais facilidade;
  • Fuja dos ruídos: para que a leitura seja mais profunda e você consiga extrair dela todos os pontos principais é necessário concentração. Portanto, escolha um local calmo e silencioso, onde não haja nenhuma interferência, nem nada que possa retirar sua atenção da leitura e prejudicar sua compreensão;
  • Diversifique as leituras: para que seja leve e que você não desanime no meio do caminho é importante optar por livros de temas diversificados e gêneros distintos, pra que possa amenizar o peso da leitura e torna-la mais prazerosa e divertida para você;

Como ler um livro por mês

Crie uma metodologia de leitura: um ponto importante é aprender e condicionar seu cérebro a absorver as informações importantes com intensidade e conseguir passar por cima de todo o conteúdo que não interfere na compreensão. Assim, a leitura em blocos é uma técnica que vai sendo aperfeiçoada com a intensidade das leituras e o tipo de conteúdo, sendo necessária a prática constante.