Um dos desejos de muitos brasileiros é conseguir arcar com os custos totais de sua educação. Muitas vezes o custo de uma faculdade privada é grande parte da renda mensal do trabalhador, mas existem algumas saídas para diminuir esse custo, como programas de financiamento ou de bolsas.

Financiamento

A possibilidade de financiamento do seu curso é mais conhecida por meio do programa FIES, mas além deste, existem o financiamento oferecido por empresas como o Crédito Universitário Pravaler, da Ideal Invest, o Crédito Educativo do Instituto Educar, e o Programa de Financiamento Privado do Ensino (Profipe) da Editau.

Programas de Bolsa Integral

Mas além desses programas, e da possibilidade de se cursar uma faculdade pública, visando aumentar o seu leque de possibilidades, separamos algumas opções de cursos com bolsas de estudo para dentro e fora do país, destacando aquelas que dão a oportunidade de bolsa integral.

Como estudar de graça em 2016

Lembrando que, além dos programas citados abaixo, ainda se pode conseguir bolsas direto pelas instituições de educação superiores privadas.

Prouni

O Prouni (Programa Universidade Para Todos), do MEC (Ministério da Educação) que foi criado em 2004, disponibiliza bolsas de 50% e 100% para o estudante que deseja estudar em faculdades privadas. A avaliação é feita de acordo com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e de acordo com uma avaliação de renda.

Escola da Família

O Escola da Família é um programa do Governo do Estado de São Paulo que confere bolsas integrais para quem estudou na rede pública estadual. Com esse programa o aluno é completamente financiado, 50% do curso é bancado pelo estado e 50% pela própria instituição escolhida.

Fundação Estudar

A Fundação Estudar direciona jovens para estudar dentro e fora do país, seu programa de bolsa se divide em quatro categorias: graduação no Brasil, graduação no exterior, intercâmbio acadêmico, ou duplo diploma no exterior durante a graduação.

Fundação Carolina

A Fundação Carolina disponibiliza um programa de bolsa de estudos na Espanha para cursos de pós-graduação.

Fundação Lemann

Com o Programa Lemann Fellowship, a Fundação Lemann ajuda o aluno a conseguir bolsas nas melhores universidades do mundo. Neste caso, é preciso antes ser admitido e posteriormente solicitar o incentivo.

Santander Universidades

São bolsas de estudo para fora do país, que variam o prazo de inscrição de acordo com a época do ano e com o destino do estudante.

Como estudar graça em 2016

Sites com bolsas para fora do país

Alguns sites facilitam a busca por cursos fora do país que oferecem bolsas, reunindo vários deles.

Universia

No site, em português, encontram-se bolsas para países como Chile, Argentina, Espanha, entre outros.

Hot Courses Brasil

Também oferece bolsas para fora do país, com destino para Austrália, Estados Unidos, Irlanda, Holanda, Malásia, Nova Zelândia e Reino Unido.

Outra opção é a de se inscrever diretamente nas faculdades em busca de bolsas. Muitas faculdades nos Estados Unidos oferecem bolsa de estudo, e o site The Common Application é uma boa opção pra você que deseja estudar no país. Nele se encontram a maioria das universidades norte-americanas que disponibilizam bolsas.