Criado no século XIX e fundado por Alfred Nobel, os Prêmios Nobel são entregues anualmente no dia 10 de dezembro para as pessoas que pesquisaram, inventaram ou contribuíram com benefícios à sociedade.

Categorias e premiações

Indicados às categorias de física, química, economia, medicina, literatura e paz, o Prêmio Nobel já premiou muitas pessoas e organizações, e são apenas quatro instituições que ficam responsáveis por escolher os vencedores. Os prêmios de física, economia e química estão responsáveis pela Academia Real das Ciências da Suécia; já os da literatura são da Academia Sueca de Letras; enquanto os de medicina são do Instituto Real Médico Cirúrgico de Karolinska e os do Nobel da Paz são do Parlamento Norueguês.

Formado por analistas, o comitê é quem analisa os projetos que são enviados pelos indicados e/ou inscritos ao Prêmio. A premiação é realizada no dia 10 de dezembro – que é a data de aniversário de Alfred Nobel – de cada ano.

Para cada categoria há mais de 300 inscritos. O Prêmio é constituído por uma medalha de ouro, um diploma e uma soma de dinheiro de acordo com os rendimentos da Fundação Nobel e pode ser ganho tanto individualmente, como repartido até três pessoas, ou ainda não ser concedido em algum ano.

Entre os premiados, desde a sua fundação, estão Albert Einstein, Niels Bohr e Werner Heisenberg.

Ganhadores do Prêmio Nobel 2014

Prêmio Nobel

Nobel da Paz: Malala Yousafzay foi uma das vencedoras do Nobel da Paz deste ano. Foi premiada porque luta contra a opressão das crianças e também pelo direito delas em relação à educação. E também é a mais jovem a ganhar esse Prêmio, aos 17 anos.

O outro vencedor foi o indiano Kailash Satyarthi, ativista que luta pelos direitos das crianças na Índia.

Nobel de Literatura: Patrick Modiano – o principal escritor atual na França – foi o vencedor do Prêmio deste ano. A cidade de Paris está sempre em suas obras.

Nobel de Física: Shuji Nakamura junto com Hiroshi Amano e Isamu Akasaki levaram o Prêmio. Eles inventaram uma nova forma de luz: o LED.

Nobel de Medicina: Dois vencedores ficaram com o Prêmio, o casal Mai-Britt Moser e Edvard I. Moser, pois descobriram quais são as células que constituem a posição do cérebro.

Nobel de Economia: Por analisar o monopólio e cartel, o economista Jean Tirole foi quem ganhou o Prêmio Nobel de Economia deste ano.

Nobel de Química: O cientista Eric Betzig dividiu o Prêmio de 2014 com William E. Moerner e Stefan W. Heel, já que por meio dos trabalhados desenvolvidos por eles, agora é possível superar as limitações do microscópio.

Ganhadores Premio Nobel 2014